VOLTAR

Ameaças levam Ibama, Exército e PM à Resex Riozinho do Anfrísio

Ibama
Autor: Christian Dietrich e Patrícia Campos
04 de Jan de 2006

Devido a ameaças feitas por grileiros contra lideranças comunitárias na Reserva Extrativista Riozinho do Anfrísio, o Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, a Polícia Militar e o Exército realizaram operação conjunta visando garantir a segurança dos comunitários da Unidade de Conservação, no final de dezembro, em Itaituba (PA). Diversos incidentes com grileiros foram registrados na área, além das ameaças, disparos de armas de fogo foram efetuados contra comunitários e bandos armados inspiraram terror nas comunidades da Resex.

Esses fatos foram relatados pelo presidente da Associação de Moradores do Riozinho do Anfrísio, Herculano Porto de Oliveira, à ministra Marina da Silva, ao receber dela o Prêmio Chico Mendes na categoria Associações Comunitárias, no dia 12 de dezembro de 2005, em Brasília (DF).

O relato desencadeou a operação, que no dia 18 de dezembro, deslocou fiscais e o helicóptero do Ibama, bem como efetivos do 53o Batalhão de Infantaria de Selva e da PM/PA para a Reserva Extrativista, onde após levarem o líder comunitário para a sua casa, montaram uma base na comunidade de Bom Jardim.
Os militares realizaram incursões na floresta, nos locais por onde passaram os pistoleiros, na tentativa de encontrar suspeitos. Os helicópteros do Exército e do Ibama fizeram sobrevôos em áreas críticas da Resex, buscando com essa ação emergencial atenuar o problema da grilagem de terras no local. (Christian Dietrich e Patrícia Campos/ Ibama)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.