VOLTAR

A Amazônia une o Brasil

O Globo, Opinião, p. 3
Autor: CASAES, Diego
21 de set de 2019

A Amazônia une o Brasil
Eleitores e parlamentares de lados opostos concordam que preservar floresta é essencial

Diego Casaes

O coração do Brasil está pegando fogo. Isso é de enorme importância para o mundo todo. Não podemos proteger o clima ou impedir a crise de extinção se não protegermos a Amazônia. Nossa floresta é lar de 10% das espécies do planeta, produz 20% do nosso oxigênio e suga e armazena mais poluição do que qualquer outro lugar na Terra. Esta floresta mágica é o que literalmente nos mantém vivos!

Milagrosamente, proteger a Amazônia também pode ser um antídoto para a polarização política que assola o Brasil desde 2013.

Na Avaaz, queríamos saber como as duas pontas do espectro político e religioso têm se relacionado com a Amazônia durante o recente pico de desmatamento. O que encontramos nos surpreendeu e nos inspirou. Em uma pesquisa conduzida pelo Ibope, descobrimos que 96% dos eleitores de Jair Bolsonaro querem que ele aumente as medidas para deter o desmatamento ilegal na Amazônia. Num levantamento similar junto a deputados federais, desta vez encomendado ao Demodata, 80% dos entrevistados com laços estreitos com o agronegócio afirmaram estar receosos de que o desmatamento ilegal da Amazônia coloque em risco os negócios e a imagem do Brasil.

Apesar da suposição geral de que a Amazônia, como muitas questões ambientais de nosso tempo, divide conservadores e progressistas, isso não parece ser verdade. De fato, 90% dos eleitores e parlamentares de lados opostos concordam com uma coisa: a Amazônia é motivo de orgulho nacional e sua preservação é essencial.

O presidente Bolsonaro está se isolando politicamente dentro e fora do Brasil, insistindo em um nível de ataque à Amazônia que é considerado excessivo até mesmo pelos mais fervorosos representantes do agronegócio. Essa também pode ser uma das razões pelas quais suas taxas de aprovação bateram recorde como as mais baixas de qualquer presidente desde a retomada da democracia, três décadas atrás.

Para proteger a Amazônia (e toda a vida que ela sustém), não devemos nos perder em manchetes sensacionalistas e divisivas. No final, a verdade sempre prevalece - e ela pode ser mais consensual e simples do que imaginamos.

Diego Casaes é coordenador de campanhas da ONG Avaaz no Brasil

O Globo, 21/09/2019, Opinião, p. 3

https://oglobo.globo.com/opiniao/artigo-amazonia-une-brasil-23963190

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.