VOLTAR

Amazônia Legal tem recorde de alerta de desmate para janeiro, aponta Inpe

G1 - https://g1.globo.com/
11 de Fev de 2022

Foram 430km² sob alerta de desmatamento, maior número para o mês desde 2016.

A Amazônia Legal bateu mais um recorde de área sob alerta de desmatamento em janeiro: foram 430km² de área sob alerta, o maior número para o mês desde 2016. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O recorde já havia sido batido antes do fim do mês, com os dados parciais até 21 de janeiro.

A Amazônia Legal corresponde a 59% do território brasileiro e engloba a área de 8 estados (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) e parte do Maranhão.

Na semana passada, o Observatório do Clima, rede da sociedade civil que reúne várias instituições em defesa do meio ambiente e da sustentabilidade, lembrou que o mês de janeiro é um mês chuvoso no bioma - e, ainda assim, recordes de desmate têm sido vistos.

"Se a gente está vendo um desmatamento tão alto em um mês que é um dos mais chuvosos e que, historicamente, tem uma das médias mensais mais baixas de desmatamento, porque chove o mês inteiro, esse é um sinal bastante preocupante", alertou a entidade.
Para Cristiane Mazzetti, gestora ambiental do Greenpeace, é preciso que os governos estaduais e federal invistam em ações conjuntas para combater o desmatamento ilegal.

"Os estados podem até ter colocado um pouco mais de empenho em atividades de fiscalização. No entanto, quando temos um governo federal que se coloca contrário à proteção das florestas e das diversas sinalizações de que o crime ambiental será tolerado e recompensado, esses esforços acabam se anulando", explica a gestora ambiental.

Dados
Desmatamento em Tempo Real (Deter), do Inpe, que produz sinais diários de alteração na cobertura florestal para áreas maiores que 3 hectares (0,03 km²), tanto para áreas totalmente desmatadas como para aquelas em processo de degradação florestal (exploração de madeira, mineração, queimadas e outras).

Ele não aponta o dado oficial de desmatamento, mas alerta sobre onde o problema está acontecendo. A medição oficial do desmatamento, feita pelo sistema Prodes, também do Inpe, costuma superar os alertas sinalizados pelo Deter: os últimos dados, divulgados em novembro do ano passado, apontaram que a área desmatada na Amazônia Legal foi de 13.235 km² na temporada de 2020 a 2021 (período que engloba agosto de 2020 a julho de 2021).

A área foi a maior área desde 2006, quando o Prodes apontou 14.286 km² desmatados. A maior taxa na série histórica foi registrada em 2004, quando 27 mil km² de área desmatada foram registradas pelo sistema.

Líderes no desmatamento
Em janeiro, o estado que mais teve áreas sob alerta, segundo o Inpe, não foi o Pará - tradicional "campeão" do desmatamento -, mas Mato Grosso, com 147 km² de área sob alerta. Em seguida veio Rondônia, com 116 km², seguida, então, do Pará, com 67 km².

O quarto lugar ficou com Roraima, com 46 km² de área sob alerta de desmate; depois vieram Amazonas, com 44 km² sob alerta, Acre, com 9 km²; e o Maranhão, com 2 km². Tocantins e Amapá não registraram alertas.

https://g1.globo.com/meio-ambiente/amazonia/noticia/2022/02/11/amazonia…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.