VOLTAR

Amazônia Legal já perdeu 15% de sua cobertura original, diz IBGE

Globo Amazônia - www.globoamazonia.com
01 de Set de 2010

A Amazônia brasileira já perdeu cerca de 15% de sua cobertura original, que era de cerca de 4 milhões de km². Segundo relatório de Indicadores de Desenvolvimento Sustentável do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta quarta-feira (1), a maior parte do corte de mata ocorreu para a formação de pastos, áreas agrícolas e por conta da extração madeireira.

De acordo com o relatório, o processo de desflorestamento foi maior nas últimas quatro décadas e ficou concentrado no Arco do Desmatamento. A região corresponde ao sul e ao leste da Amazônia Legal, que abrange todos os estados da região Norte, mais o Mato Grosso e uma parte do Maranhão.

O corte de áreas de floresta chegou a ameaçar algumas formações vegetais no bioma, que correm o risco de desaparecerem, segundo o relatório. É o caso de florestas no leste do Pará e no oeste do Maranhão, além de matas de transição que também abrigam vegetação de Cerrado no Mato Grosso.

Para fazer o balanço do desmatamento na Amazônia, o IBGE usou informações sobre o corte da mata registrado em cada mês de agosto, quando é fechado o "calendário do desmatamento" anual. O sistema usou indicadores do Programa de Estimativa de Desflorestamento na Amazônia (Prodes) gerados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

http://www.globoamazonia.com/Amazonia/0,,MUL1616090-16052,00-AMAZONIA+L…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.