VOLTAR

A Amazônia já foi uma história de sucesso humano. E pode ser de novo

Vice - https://www.vice.com/en_ca/article
Autor: FERREIRA, Becky
10 de Set de 2019

A Amazônia já foi uma história de sucesso humano. E pode ser de novo
Por milênios, as práticas indígenas aumentaram a biodiversidade, a fertilidade e os poderes de sucção de carbono da região com maior biodiversidade em terra.

Por Becky Ferreira
9 de setembro de 2019 às 11:39 Compartilhar Tweetar

Uma temporada de incêndios florestais intensos causados pela natureza na floresta amazônica arrasou milhares de quilômetros quadrados de floresta, enegreceu os céus de São Paulo e despertou preocupação internacional sobre o destino da paisagem mais biodiversa do planeta.

Dezenas de milhares de incêndios florestais independentes foram deliberadamente provocados por seres humanos na Amazônia neste verão, tornando a destruição da floresta tropical um fenômeno puramente antropogênico motivado pelo regime de extrema direita do presidente brasileiro Jair Bolsonaro. Para alguns, isso pode fazer parecer que a presença de pessoas na Amazônia está inexoravelmente ligada à ruína da floresta tropical. Mas esse ponto de vista negligencia o passado mais profundo e profundamente humano da floresta tropical. Para restaurar a Amazônia no futuro, será essencial olhar para esse passado e o papel persistente da humanidade nele, para obter orientação.

Nos últimos anos, os cientistas acumularam uma riqueza de evidências demonstrando que a Amazônia foi moldada por pessoas muito antes dos colonizadores europeus pisarem nela. Povos indígenas, que chegaram à floresta há pelo menos 10.000 anos , alteraram a paisagem ecológica do bioma em uma escala que passou despercebida, transformando-o em um importante purificador de ar para a atmosfera da Terra.

"A Amazônia há muito é entendida como um espaço 'natural' ocupado principalmente por floresta virgem", disse Helena Pinto Lima, pesquisadora e curadora de arqueologia do Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém, Brasil, em um email. "Esse mito generalizado de uma floresta tropical intocada cegou muitos do que se mostrou cada vez mais uma paisagem cultural."

Em contraste com a devastação moderna da floresta tropical, populações antigas criaram uma Amazônia mais biodiversa e fértil ao longo de inúmeras gerações. Os arqueólogos mal começaram a desvendar os mistérios dessa complexa civilização pré-colombiana, mas evidências recentes sugerem que a Amazônia foi povoada por vários milhões de pessoas antes da chegada dos europeus.

As tribos da Amazônia foram dizimadas por doenças e genocídio após a colonização européia, bem como por episódios horríveis de violência nos séculos seguintes. Algumas populações começaram a se recuperar nas últimas décadas, e aproximadamente um milhão de indígenas vive hoje na Amazônia brasileira. Alguns grupos são numerosos, como o povo Guajajara ou Ticuna, mas também existem comunidades que contêm menos de 100 indivíduos, segundo o Instituto Socioambiental , um centro de pesquisa e direitos indígenas sediado em São Paulo.

Algumas tribos permaneceram isoladas e isoladas na floresta. Mesmo aqueles que estabeleceram fortes conexões sociais com comunidades não-indígenas geralmente continuam as práticas tradicionais de seus ancestrais. Embora a floresta tropical certamente existisse quando os primeiros povos indígenas se estabeleceram lá, grande parte da exuberante fauna e poder de armazenamento de carbono da Amazônia é resultado direto dessas tradições, que incluem domesticação de plantas, incêndios controlados e enriquecimento do solo.

"O que estamos vendo com a Amazônia não é tanto 'cultura versus natureza', mas uma disputa entre dois modos diferentes de ocupação humana", disse Gabriel Soares, que está fazendo doutorado em antropologia no Museu Nacional do Brasil no Rio. de janeiro.

"Ao longo de milhares de anos, produzimos esse bioma extremamente diversificado que contribuiu imensamente e de muitas maneiras diferentes para a habitabilidade do planeta", continuou ele. "O outro, que causa os incêndios que você está vendo, pode ter um impacto negativo gigantesco no planeta como um todo".

Os cientistas reconstruíram parte da história antropogênica da floresta tropical, pesquisando espécies de plantas locais em milhares de sítios arqueológicos. Um estudo de 2017 publicado na Science constatou que as plantas domesticadas por populações indígenas - como a castanha do brasil, a palmeira da maripa e o cacau - são cerca de cinco vezes mais abundantes perto desses assentamentos passados.

"Quanto mais próximo de um sítio arqueológico, maior a probabilidade de um lote ter uma alta abundância e uma alta riqueza de árvores frutíferas e palmeiras domesticadas", disse Charles Clement, biólogo do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia, em Manaus, Brasil.

Muitas das culturas favorecidas pelas populações indígenas são particularmente hábeis em sugar carbono da atmosfera. Um estudo estimou que a castanha-do-pará, que pode atingir 60 metros de altura e viver por 1.000 anos, contém 1,3% do carbono da floresta amazônica sozinha.

As implicações desse processo de domesticação transcenderam as vidas e se desenrolaram ao longo de milhares de anos, criando um bioma de armazenamento de carbono que é um baluarte essencial nos esforços para mitigar a crise climática. Nozes, palmeiras e outras culturas também ajudaram a promover a biodiversidade incomparável da Amazônia, pois frutas e nozes abriram novos nichos para espécies nativas da vida selvagem.

"A floresta amazônica pode ser considerada um patrimônio natural-cultural de importância global, porque as florestas amazônicas possuem legados de suas interações com seres humanos e muitas outras espécies", disse Carolina Levis, ecologista da Universidade Federal de Santa Catarina em Florianópolis, Brasil, em um email.

Um exemplo importante do impacto dos povos indígenas na Amazônia é a terra preta, um tipo de solo negro criado por milênios de habitação humana, que é parcialmente um subproduto da biomassa carbonizada. Quando depositada ao lado do composto, adubo, cerâmica e biomatéria morta gerada por assentamentos antigos, a mistura carbonizada enriqueceu o solo amazônico com nutrientes.

Levis enfatizou que há uma enorme diferença entre as técnicas modernas de "cortar e queimar" que estão dizimando a Amazônia e as práticas de carbonização usadas pelas populações indígenas para gerenciar o ambiente da floresta tropical e produzir terra preta.

"Precisamos diferenciar o uso ilegal de fogo para abrir espaço para o agronegócio e outras atividades agrícolas de larga escala do fogo tradicionalmente prescrito e controlado para diversas atividades locais", explicou ela. "Temos muito a aprender com sociedades indígenas que desenvolveram práticas sofisticadas de gerenciamento de incêndios sem causar desmatamento em larga escala".

Os métodos indígenas tendem a envolver a criação de pequenos incêndios fumegantes a partir de biomassa vegetal, cobertos de terra ou palha e girados em torno de diferentes áreas da terra a cada estação. Essa abordagem não apenas reduz o risco de incêndios florestais não controlados, mas também captura metade do carbono da biomassa no solo, o que impede a liberação de gases de efeito estufa. Um estudo de 2006 sugeriu que até 12% das emissões de carbono causadas por seres humanos poderiam ser compensadas com a mudança de corte e queima para "corte e carvão".

A terra preta, além de ser uma benção para o clima, também é considerada um dos solos mais nutritivos da Terra e beneficia os agricultores atualmente.

"As pessoas hoje procuram esses solos para agricultura", disse Eduardo Góes Neves, arqueólogo da Universidade de São Paulo. "Eles são muito produtivos e têm algo muito interessante para os trópicos - são muito estáveis. Eles não sanguessuga. Eles não perdem nutrientes. "

É um exemplo incrível de tradições locais que produzem benefícios globais. Infelizmente, muitos dos locais antigos que mostram fortes sinais de influência indígena estão agrupados no sul da Amazônia, que agora está passando por um tipo muito diferente de transformação antropogênica: desmatamento rápido e incêndios violentos.

"Os incêndios que estão queimando alegremente no sul da Amazônia são precisamente as áreas que se espera que tenham florestas muito antropogênicas", observou Clement.

A maioria dos incêndios foi definida para liberar espaço para fazendas, fazendas e outras formas de extração de recursos. Embora esse processo se repita todos os anos na Amazônia, a temporada de 2019 tem sido particularmente intensa porque Bolsonaro se recusa a aplicar leis e proteções ambientais. Como resultado, o desmatamento acelerou até a temporada de incêndios, o que exacerbou o desastre resultante.

"Durante a campanha de Bolsonaro e os primeiros sete meses de seu governo, ele deixou claro que esse tipo de atividade ilegal é aceitável na Amazônia", afirmou Clement.

Mais tragicamente, a devastação representa uma ameaça existencial para as mesmas culturas indígenas cujas práticas tradicionais enriqueceram tanto a floresta tropical.

Tais riscos para vidas, terras e meios de subsistência indígenas não são inesperados, uma vez que Bolsonaro realizou uma campanha que era abertamente hostil aos direitos das tribos e comunidades que vivem na floresta tropical.

"Bolsonaro tem essa reputação terrível em todo o mundo e ele merece tê-la porque é uma pessoa terrível", disse Neves. "Se há algo de bom nisso, é para nos mostrar que, quando esses caras assumirem, este é o mundo em que viveremos. Não há nada relacionado à construção, compaixão ou olhar para o futuro. Apenas destruição.

Repreensões de Bolsonaro, dentro e fora do Brasil, colocaram uma pressão desconfortável em seu governo. Bolsonaro ficou tão indignado com a reação que publicou uma história, sem evidências, que as ONGs estão por trás da temporada especialmente ardente.

Isso envolve teorias paranóicas da conspiração que distorcem os motivos por trás de parcerias entre organizações de conservação e grupos indígenas. A tentativa de turvar as águas com desinformação refletiu-se em uma apresentação do governo que defendeu a construção imediata de megaprojetos, como rodovias e pontes, para impedir os esforços internacionais de proteção da Amazônia.

Na realidade, os grupos de conservação geralmente defendem o empoderamento dos povos indígenas - não apenas no Brasil, mas em todo o mundo - porque há um grande conjunto de evidências que vinculam práticas indígenas a melhores resultados de conservação.

"Investir em comunidades indígenas para desenvolver seus próprios planos para gerenciar recursos naturais é vital para acabar com esse caos na maior floresta tropical do mundo", disse Alex Antram, gerente de conservação da Rainforest Trust, uma organização sem fins lucrativos com sede nos EUA que protegeu mais de 23 milhões de acres de floresta tropical em todo o mundo.

Essas parcerias são complicadas pelo sistema caótico de gestão de terras na floresta amazônica, repleto de títulos de propriedade fraudulentos e esquemas de especulação de terras. Quando combinadas, todas essas forças colocaram as comunidades amazônicas em perigo, não apenas de incêndios, mas de agressão física e assassinato .

"Devido às políticas atuais, [há] tendências crescentes em relação à violência, especialmente ao longo das fronteiras agrícolas e extrativistas em expansão", disse Lima.

Muitos povos indígenas e grupos que os apóiam esperam que o foco internacional nos incêndios na Amazônia incentive novos esforços para proteger territórios indígenas demarcados. A preservação da Amazônia também depende de uma aplicação muito mais forte das leis ambientais e da implementação de terras indígenas e manejo florestal em escalas mais amplas.

"Dizemos não à mineração em nossas terras, não ao desmatamento", disse O-É Kaiapo Paiakan, membro do grupo indígena do Xinguan, em um vídeo recente publicado pelo Instituto Socioambiental. "Chega de invasões e desrespeito. Não há mais pesticidas em nossos rios e alimentos. Chega de incêndios criminais na floresta. Estamos com você, defendendo a Amazônia.

Neves havia acabado de voltar do campo quando falei com ele e vira de perto os efeitos terríveis do desmatamento e dos incêndios florestais. No entanto, ele também se sentiu encorajado pela maneira como o desastre galvanizou os brasileiros para apoiar a preservação natural e cultural da floresta tropical.

"Vejo muita destruição e incêndio, principalmente no sudoeste da Amazônia, mas também vemos muitas pessoas fazendo coisas maravilhosas como agrosilvicultura, ou povos indígenas ficando politicamente mais fortes e ouvindo suas vozes", observou Neves.

"Os povos indígenas são os que podem nos mostrar o caminho para recuperar essa maravilhosa floresta", disse ele. "Eu acho que há esperança."

Este artigo foi originalmente publicado na VICE EUA.

https://www.vice.com/pt_br/article/gyzypm/a-amazonia-ja-foi-uma-histori…

https://www.vice.com/en_ca/article/gyzypm/the-amazon-rainforest-was-onc…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.