VOLTAR

Amazônia, fonte de energia, biodiversidade e mudanças climáticas

EcoDebate - http://www.ecodebate.com.br/
Autor: Francielle Correia
13 de Jun de 2013

Conhecida como o pulmão do mundo, o verde na copa das árvores é o que pinta a sua vasta área florestal que ilustra uma pequena parte do que pode ser essa grande riqueza. Para a admiração de muitos não é somente brasileira. Grande parte da mata esta no Brasil, mas existem partes dela também em outros países, como, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela.

Por ser um grande campo, sua própria alimentação é gerada por ela mesma. Suas fontes de energias são várias que não só contribuem para os outros integrantes de fauna e flora, mas para as outras regiões que também precisam de energias.

As suas várias maneiras de vida são formas de um ajudar o outro. Direta ou indiretamente as plantas, aves, mamíferos, insetos, microorganismos, entre tantas outras formas de vida são uma sustentação para a floresta.

Por todas as vistas estarem voltadas para a Amazônia, atitudes de humanos acabam gerando consequências negativas e se perceber isso gera mudanças climáticas. "A floresta já perdeu 17% de suas riquezas naturais. Ou seja, ainda restam 83% de floresta intacta. Sem dúvidas isso afeta diretamente muda o clima", afirma Paulo Artaxo, físico, professor do Instituto de Física da USP (IF/USP) e representante da comunidade científica no Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA).

LBA

Foi um experimento que se tornou um programa de governo, sob a coordenação científica do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). É uma das maiores experiências científicas na área ambiental. O LBA opera 12 torres, uma delas mede 320 metros que são utilizados para medir as mudanças climáticas que a Amazônia entre elas a emissão de carbono.

http://www.ecodebate.com.br/2013/06/13/amazonia-fonte-de-energia-biodiv…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.