VOLTAR

Amazônia em alta

FSP, Opinião, p. A3
28 de Out de 2006

Amazônia em alta

Sob o pretexto de que necessitava dos dados para a 12ª Conferência das Partes (COP-12) da Convenção-Quadro sobre Mudança Climática da ONU, que começa dia 6 no Quênia, o governo federal anunciou -três dias antes do segundo turno- uma nova diminuição na taxa anual de desmatamento na Amazônia. A oportunidade eleitoral do anúncio não retira mérito da façanha, até por se tratar da segunda queda consecutiva, ambas na faixa de 30%. Cabem algumas qualificações, no entanto.

Em primeiro lugar, trata-se apenas de uma estimativa. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, encarregado do monitoramento, empregou na análise só 34 das 220 imagens necessárias para cobrir toda a Amazônia brasileira. A amostra abarca, ainda assim, áreas do chamado Arco do Desflorestamento que concentraram 2/3 da derrubada no ano anterior. Com a margem de erro inflada a 10%, manda a prudência aguardar a cifra confirmada, prevista para dezembro.

Depois, não é o caso de festejar, propriamente, a destruição de 13.100 km2 de florestas. É uma superfície maior que a da Jamaica. Algo como 0,8 bilhão de árvores pode perecer numa devastação dessa magnitude. E engana-se quem presumir que terão sido sacrificadas para uso produtivo da terra -no mais das vezes, poucas cabeças de gado ocuparão a área derrubada (ainda que venha crescendo a parcela da floresta diretamente convertida para agricultura intensiva).

Por fim, persiste a dúvida sobre o elemento determinante na redução das taxas. O Ministério do Meio Ambiente atribui tudo ao endurecimento da fiscalização e às novas unidades de conservação. Alguns ambientalistas, por outro lado, ponderam que ainda é cedo para aquilatar a contribuição da crise do agronegócio. Ainda que suscite satisfação momentânea, o grande teste virá quando os produtores agrícolas conseguirem levantar de novo a cabeça.

FSP, 28/10/2006, Opinião, p. A3

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.