VOLTAR

Amazônia é tema de exposição e conferência em Washington

OESP, Vida, p. A25
13 de Jan de 2008

Amazônia é tema de exposição e conferência em Washington
Revista publicada pelo 'Estado' norteia eventos nos EUA; abertura da mostra e seminário serão na 4ª.-feira

A mostra Amazônia Photography, com imagens publicadas na revista-documento Grandes Reportagens -Amazônia, veiculada na edição de 25 de novembro de 2007 de O Estado de S. Paulo, será inaugurada na quarta-feira, no Wilson Center, em Washington. A exposição ficará em cartaz por dois meses e, em seguida, percorrerá diversas universidades e entidades americanas. A mostra acontecerá também em São Paulo, em data e local a serem definidos.
Estarão presentes à abertura da exposição o presidente do Wilson Center, Lee Hamilton, o embaixador do Brasil em Washington, Antonio de Aguiar Patriota, e o diretor de Conteúdo do Grupo Estado, Ricardo Gandour, além de diplomatas, altos funcionários de Brasil e Estados Unidos e especialistas em meio ambiente dos dois países. Por causa dos 20 anos da morte do líder seringueiro Chico Mendes, os EUA dedicam o ano de 2008 à Amazônia.
A abertura da exposição, organizada pelo Wilson Center e pelo Departamento de Marketing do jornal, será antecedida pela conferência "Integração, Infra-estrutura e Proteção Ambiental na Amazônia". Dividida em três partes, a conferência discutirá as conclusões de um relatório que a ONG Conservação Internacional (International Conservation) publicou recentemente sobre as iniciativas de Integração da Infra-Estrutura Regional Sul Americana (IIRSA), órgão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O evento será transmitido ao vivo pela internet, por meio do site www.wilsoncenter.org.
A sessão inicial, marcada para o meio-dia, será presidida pelo biólogo americano Thomas Lovejoy; que cunhou a expressão "biodiversidade" e terá também as participações do coordenador do estudo da Conservação Internacional, Timothy J. Killeen, e o coordenador da URSA do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Mauro Marcondes. As mesas seguintes terão representantes dos governos dos dois países, de organismos multilaterais, de organizações não-governamentais e do setor privado.

A publicação
A revista Grandes Reportagens -Amazônia foi resultado de um grande investimento jornalístico do Estado, que mobilizou alguns dos seus mais destacados profissionais para produzir um retrato detalhado do maior ecossistema do mundo, tema obrigatório nos estudos e debates sobre o futuro do homem no planeta.
Durante quatro meses (de julho a outubro de 2007), cinco repórteres e três fotógrafos viajaram aos mais remotos confins da Amazônia para mapear os problemas da devastação da floresta, considerando todos os atores envolvidos no futuro da região. Ao todo, 25 profissionais participaram da apuração de informações, pesquisas, redação e edição.

Internet
Evento será transmitido ao vivo
www.wilsoncenter.org
www.estadao.com.br/amazonia/

Centro discute políticas públicas

A Woodrow Wilson Internacional Center for Scholars é o memorial a Woodrow Wilson, 28.o presidente dos EUA e considerado um dos grandes mandatários da história americana. Foi criado em 1968 para ser um espaço vivo, que procura aproximar os formuladores de políticas públicas e os estudiosos dessas áreas. 0 público do Wilson Center vem das comunidades acadêmicas e de formuladores de políticas públicas de Washington, ou seja, funcionários dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, membros das Forças Armadas e do corpo diplomático.
A conferência e a exposição Amazônia Photography foram organizadas pelo Brazil Institute, do Wilson Center. Criado em junho de 2006, o instituto dedica-se a dar maior visibilidade e a aumentar a compreensão em Washington dos temas de políticas públicas relevantes ao Brasil e às relações Brasil-EUA.
O Brazil Instituto é dirigido pelo jornalista Paulo Sotero, que foi correspondente do Estado em Washington por 17 anos, antes de assumir sua atual função, em setembro de 2006.

OESP, 13/01/2008, Vida, p. A25

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.