VOLTAR

Amazonas forma 18 indígenas no curso de magistério

Portal Amazônia - http://www.portalamazonia.com
31 de Jan de 2014

Os futuros professores são das etnias Mura, Apurinã, Miranha, Tikuna, Munduruku e Kaxinawa

MANAUS - Indígenas das etnias Mura, Apurinã, Miranha, Tikuna, Munduruku e Kaxinawa receberão neste sábado (1o) o certificado do curso de magistério indígena. No total, são 18 professores formados através do projeto Pirayawara, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas (Seduc/AM).

A solenidade de certificação ocorrerá no próximo sábado (1), no município de Manaquiri (distante 80 quilômetros de Manaus). A formação do projeto Pirayawara é desenvolvida pela Gerência de Educação Escolar Indígena, pertencente ao Departamento de Políticas e Programas Educacionais do órgão e contou com a parceria institucional de prefeituras municipais. Conforme a gerência, dos 18 profissionais formandos, dez residem em áreas indígenas do perímetro de Manaquiri e oito do Careiro da Várzea.

A gerente de Educação Escolar Indígena da Seduc, Alva Rosa Lana Vieira, informou que a capacitação teve carga horária total de 5,6 mil horas com aulas presenciais e semipresenciais com base em metodologia diferenciada, valorizando os conhecimentos tradicionais indígenas. O programa de formação tem o currículo baseado na legislação da Educação Básica Profissional e é reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação do Amazonas.

Para o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, é com grande satisfação que o Estado recebe os novos profissionais do magistério. "É um momento de valorizar o empenho de cada profissional que concluiu o curso e ressaltar a contribuição dos povos indígenas para o desenvolvimento do Amazonas", citou.

A solenidade de certificação contará com a participação do prefeito de Manaquiri, Aguinaldo Martins Rodrigues, do prefeito do Careiro da Várzea, Pedro Guedes, de secretários municipais de educação dos dois municípios, de representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai), da Universidade Estado do Amazonas (UEA), da Seduc, de lideranças indígenas, professores e formandos.

http://www.portalamazonia.com/noticias/educacao/20140131/amazonas-forma…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.