VOLTAR

Amapaenses falam sobre a criação do Parque do Tumucumaque

Jornal do Amapá-Macapá-AP
26 de Ago de 2002

O Jornal do Dia realizou uma enquete para apurar a opinião da população, a respeito do decreto assinado dia 22 de agosto, Quinta- feira, pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso, que disponibilizou a criação do Parque das Montanhas do Tumucumaque.
Uma das pessoas ouvidas foi o Engenheiro e Advogado, Geraldo Pinto. De acordo com ele essa articulação deveria ter sido melhor discutida com a população que vive em volta da região, assim como abrir a discussão com a sociedade em geral. Afim de que fique claro o real objetivo da criação do Parque, e quais benefícios o Estado e a sociedade podem ter com a implantação dessa unidade de preservação.
Outra preocupação apontada, foi quanto a restrição das atividades econômicas desenvolvidas na área. É necessário discutir que tipo de atividades poderão futuramente substituir as que existiam naquela unidade.
A Presidente do Sinsepeap,( Sindicato do Profissionais em Educação do Amapá), Conceição Corrêa Medeiros , apesar de acreditar que a maioria da população aceitou a implantação do Parque, reconhece que o assunto foi pouco debatido em audiências públicas. "Nós sabemos que o Amapá é um dos Estados que tem menor depredação na sua área, o que nos preocupa é o termo desse acordo que diz que ao redor do Parque não pode ficar nada, enquanto nós sabemos que existe toda uma cooperativa da pimenta do reino(...) isso vai gerar desemprego, sem falar das pessoas que vivem da exploração do ouro...", diz ela.
As preocupações são comuns quanto aos benefícios que esse projeto trará para o Amapá, principalmente porque muitos Estados cederam grande parte de seu território para reserva.
O Parque do Tumucumaque tem uma área equivalente a todo o território da Bolívia, são 38,8 mil km2 para preservação. O Município do Laranjal do Jari, cedeu 53% de seu território para reserva, o que chega a comprometer sua expansão urbana.
Pedra Branca do Amaparí perdeu 35% , Oiapoque 39%, Calçoene 29% de seus territórios. O município que teve a maior área cedida foi Serra do Navio, 72% de sua extensão destinada a reserva.
O Governo tem planos de investir nos Municípios que cederam áreas, e em infra estrutura para o Estado. O Presidente Fernando Henrique viaja dia 26 de agosto, Segunda-feira, para participar da Conferencia "Rio +10", que acontecerá em Joanesburgo. Entre os assuntos debatidos pela cúpula, formada por 100 lideres mundiais, está o Parque do Tumucumaque.
(-Jornal do Amapá-Macapá-AP-26/08/02)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.