VOLTAR

Amapá já pode contar com o Centro Estadual do Sivam

Jornal do Dia -Macapá-AP
Autor: Ivane Ramos
05 de Dez de 2002

O Brigadeiro Teomar Fonseca, presidente da Comissão de Implantação do Sivam, realizou na manhã de ontem, no auditório do SEMA, uma palestra sobre a implantação do CEU, Centro Estadual de Usuários. Na ocasião, estiveram presentes, o Exército, Polícia Militar, Infraero, Secretários Estaduais que assistiram a apresentação do Sivam-Sipam e CEU, além das áreas que serão monitoradas pelo projeto.
O Sistema de Vigilância da Amazônia, Sivam, é um trabalho concebido pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República em conjunto com o Ministério da Justiça e Aeronáutica com o objetivo de zelar pela Amazônia Legal, uma das maiores áreas de reserva natural do planeta, correspondente a 32 países, sujeita a ações indiscriminadas de madeireiras, garimpeiros ilegais, narcotraficantes e outros ilícitos.
O Centro Estadual de Usuário tem como papel básico, integrar os governos estaduais para incrementar as diversas atividades conduzidas por cada órgão. Os cincos estados que compõem a Amazônia Legal terão o CEU, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Tocantins, Roraima, Rondônia, Mato Grosso e Acre, destes, estão sendo implantados o de Macapá, Santarém e São Luís, cuja instalação deverá ser encerrada em Março do ano que vem. Segundo o Secretário de Meio Ambiente, Antônio Farias, os dados fornecidos pelos Centros permitirão que cada Secretaria traça as suas políticas, trazendo benefícios para o Estado.
Antônio Farias lembrou que o SIVAM abrange várias áreas de conhecimento funcionais, como saúde, recursos hídricos, agricultura, saneamento, meio ambiente. "Contendo informações que são armazenadas nos centros. Com a implantação do Sivam, poderemos utilizar com mais perfeição do que o sistema de satélite convencional, tomando as providências necessárias". De acordo com ele, a SEMA foi escolhida para sediar o Sistema, com uma sala contendo equipamentos de última geração instalados por engenheiros da Aeronáutica que estiveram em Macapá.
O Brigadeiro Teomar Fonseca lembrou durante sua palestra das funções do Sivam e do Sipam, o primeiro constitui um conjunto de meios técnicos, equipamentos que constituíram o prédio operacional, enquanto o segundo pretende avaliar, integrar e discutir assuntos de interesse do projeto entre as organizações governamentais da região. "O Projeto Sivam é considerado o 'Bandeirantes do século XXI', por integrar toda a Amazônia sobre a gerência dos amazônidas, das pessoas que vivem na região, que conhecem a região. É um projeto que pretende criar condições de desenvolvimento sustentável, que propicie harmonia entre as necessidades humanas e ambientais", explicou

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.