VOLTAR

Amapá e Funbio iniciam processo de criação do Fundo para Unidades de Conservação do Amapá

Instituto Estadual de Florestas do Amapá - http://www.ief.ap.gov.br
10 de Out de 2014

Instituições ambientais do Amapá reuniram na última semana para cooperar com o processo de criação de um fundo para o fortalecimento das Unidades de Conservação do Estado. O Amapá é o Estado mais preservado na Federação e possui cinco Unidades de Conservação. Os recursos do Fundo serão privados e geridos pelo Fundo Brasileiro para Biodiversidade (Funbio) de acordo com a demanda apresentada pelo Governo do Estado.

Participaram da reunião, representantes do Instituto Estadual de Florestas(IEF) - órgão gestor da Floresta Estadual do Amapá (Flota), maior Unidade de Conservação do Estado - Funbio, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Conservação Internacional, Secretaria da Fazenda, Agência de Fomento do Amapá, Agência de Desenvolvimento do Amapá e Secretaria de Estado de Planejamento.

O grupo de trabalho discutiu temas como, o histórico de trabalho de gestão executado pela Fumbio em outros fundos do Brasil, a identificação dos atores relevantes para compor o arranjo institucional do fundo, a identificação de potenciais cenários de implementação do fundo das Unidades de Conservação, linhas de ação e embasamento jurídico para o uso dos recursos.

Ana Euler, diretora - presidente do IEF, ressaltou a importância desse processo de construção do fundo para a Flota: "A Flota é a primeira Unidade de Conservação do Estado a concluir seu plano de manejo e esse trabalho apontou, entre outras coisas, a direção para o fortalecimento dessa Unidade. Sabemos quais os custos dessas frentes de trabalho e a criação desse fundo, garante que sejam executadas", disse.

As cinco Unidades de Conservação do Amapá são: Apa do Curiaú, Apa da Fazendinha, Flota, RDS Iratapuru e Rebio Parazinho.

Julia Queiroz, representante do Funbio, falou sobre a iniciativa do Amapá em captar recursos para fortalecer suas florestas: "Estamos aqui a pedido do Estado, para ajudar nessa construção de um fundo para as áreas protegidas, buscando parcerias. Atualmente já temos a Conservação Internacional como investidor e vamos juntos com as instituições do Estado, desenhar a melhor forma de executar esses recursos", disse Julia.

Segundo o Funbio, serão destinados R$ 35 milhões divididos para execução em dez anos, de acordo com o planejamento discutido em outras reuniões de trabalho. Esse recurso será todo investido na consolidação das Unidades.

Funbio

O Fundo Brasileiro para a Biodiversidade é um mecanismo financeiro, criado para desenvolver estratégias que contribuam para a implementação da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) no Brasil. Na esfera pública, visam consolidar políticas de conservação e viabilizar programas de financiamento ambiental, também transforma os recursos financeiros em bens e serviços para a implementação de projetos, e para a consolidação de Unidades de Conservação nos biomas brasileiros.

http://www.ief.ap.gov.br/conteudo/lista_noticias/549

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.