VOLTAR

Amajari espera solução negociada para o Anaro

Folha de Boa Vista-RR
23 de Nov de 2001

O prefeito de Amajari, Alberto Santiago (PFL), é favorável ao entendimento entre os interessados na demarcação ou ampliação de reservas indígenas. Apesar do posicionamento, não deixa de criticar a atitude da Fundação Nacional do Índio (Funai) quanto à ampliação da reserva no município que dirige.
"Para mim, é um daqueles atos sorrateiros porque não foram consultados os índios nem os poderes constituídos deste Estado. Independente das cores partidárias, estamos mobilizando deputados estaduais, deputados federais e senadores, no sentido da união de todos os parlamentares e da sociedade como um todo, para que não aconteça mais um caso como na Raposa/Serra do Sol ou são Marcos. Todos estamos imbuídos na busca de uma solução que não prejudique índios ou não-índios".
Segundo o prefeito, as pretensões da Funai nunca cessam. Dizendo que nada existe de oficial, informa sobre boatos quanto à possibilidade de ampliação das áreas de Santa Inês e Leão de Ouro até chegar na divisa com a Venezuela, único espaço aberto entre as reservas Yanomami e São Marcos. "Outro comentário é sobre a união das reservas do Araçá, Cajueiro e Ponta da Serra, formando uma área contígua", frisou

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.