VOLTAR

AM recebe delegações dos ministérios da Saúde do Brasil e do Canadá

Portal Amazônia - http://portalamazonia.globo.com/pscript/noticias/noticias.php?idN=101603
07 de Mar de 2010

MANAUS - As delegações dos Ministérios da Saúde do Brasil e do Canadá estarão em Manaus nesta segunda-feira (8) para firmar parcerias voltadas à saúde indígena, por meio de convênio de cooperação entre os dois países. O cronograma da agenda tem início com uma visita ao Pólo de Temedicina da Amazônia, sediado na Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Durante a visita, conduzida por Francisco Campos, secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde do Brasil, e por Ana Estela Haddad, coordenadora geral de Ações Estratégicas em Educação na Saúde, também do Ministério brasileiro, serão articuladas áreas potenciais para a colaboração entre os dois países, como a formação de recursos humanos nas áreas de Telessaúde, tuberculose, doenças sexualmente transmissíveis, saúde mental, saúde materna e infantil e mortalidade infantil.

A programação em Manaus será realizada ao longo de todo o dia. A abertura do evento está programada para as 9h, no auditório da Escola Superior de Ciências da Saúde (Avenida Carvalho Leal, 1.777 - Cachoeirinha), com a participação das duas delegações e secretários estaduais e municipais. Às 14h30, está programada Videoconferência de Telessaúde, com consultas de segunda opinião especializada, em tempo real, transmitidas a partir do Polo de Telemedicina, para vários municípios do interior.

A atividade, de acordo com o coordenador do Polo de Telemedicina da Amazônia, Cleinaldo Costa, irá mostrar à Delegação do Canadá como funciona, na prática, o Projeto Piloto de Telessaúde desenvolvido em nove estados brasileiros, por meio de parceria interministerial (Saúde, Educação e Ciência e Tecnologia).

- No Amazonas, o Núcleo de Telessaúde é instalado na UEA e, até o final do projeto, cada núcleo estará conectado a 100 pontos instalados em Unidades Básicas de Saúde, o que, no caso do nosso Estado, possibilitará o atendimento telepresencial, não somente de segunda opinião especializada, mas também em atenção primária à saúde, em todos os municípios do interior do Amazonas-, disse.

Municípios

Na terça-feira, as delegações dos dois ministérios irão se dividir em duas equipes, onde irão permanecer por dois dias. Uma, segue para o núcleo instalado em Yrauaretê, em São Gabriel da Cachoeira, para conhecer o núcleo de telessaúde no município e encontrar com lideranças indígenas. A outra segue para Boa Vista (RR), para reunião na Unidade de Saúde Indígena da FUNASA, na região Yanomami (entre os temas a serem discutidos, está a Influenza A - H1N1).

Em seguida, as equipes retornam a Manaus, para encontro na quarta e quinta-feira, no auditório da Escola de Saúde da UEA, que irá discutir e apresentar, entre outros temas, o Diálogo Político sobre Telessaúde e Saúde Indígena; a formação de recursos humanos em Telessaúde; saúde mental; tuberculose e doenças transmissíveis; e saúde materno-infantil. (AL)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.