VOLTAR

Alunos visitam Parque Carlos Botelho em São Miguel Arcanjo

G1 - http://g1.globo.com/
01 de Set de 2013

O Parque Estadual Carlos Botelho está participando de um projeto educacional chamado "Cultura é Currículo" em São Miguel Arcanjo (SP). No programa, alunos da rede estadual de ensino conhecem o parque e aprendem um pouco sobre a fauna e flora típicas da região.

A supervisora de ensino Maria Cristina da Silva explica que o parque é um dos participantes do programa: "Essa é uma das instituições que fazem parte do projeto 'Cultura é Currículo', que tem como função melhorar a qualidade de ensino na escola pública. Os alunos têm palestras, conhecem o museu e só depois fazem uma trilha com monitores explicando a importância de conservarmos esse parque", conta.

O passeio pelo parque estadual é um contato direto com a natureza, com a fauna que tem uma das taxas mais altas de diversidade no país. De acordo com a instituição, já foram identificadas mais de 220 espécies de aves. Dentro do parque, além de salas adaptadas com maquetes de animais e desenhos, uma trilha especialmente adaptada para pessoas com deficiência física atrai as crianças.

O monitor Anderson de Queiroz Domingues conta que o objetivo do trabalho desenvolvido com os estudantes é oferecer conhecimento e diversão. "O intuito principal é mostrar com imagens, de uma forma mais interativa, os atrativos existentes no parque. A gente fala um pouco sobre as trilhas, dos exemplos da biodiversidade", diz.

O estudante Alejandro Jean Siqueira, de 9 anos, afirma que prestou atenção em tudo o que viu no local. Ele conta o que aprendeu sobre as cobras: "Eu gostei da cobra venenosa. Ela morde o bicho, aí o veneno vai dentro do bicho, aí o bicho sai correndo e morre. E então a cobra sai para o calor", explica.

Parque Carlos Botelho

O Parque Estadual Carlos Botelho está localizado na Serra de Paranapiacaba, região sudeste do estado de São Paulo e ocupa uma área de mais de 37 mil hectares. Ele abrange quatro municípios: São Miguel Arcanjo, Capão Bonito (SP), Sete Barras (SP) e Tapiraí (SP).

De acordo com o gestor do parque, José Luiz Camargo Maia, o local é uma unidade de conservação de proteção integral com a situação fundiária totalmente regularizada, sem a presença de moradores. "Ele ganha destaque por ser considerado uma das áreas mais bem preservadas da Mata Atlântica do Brasil. E esse destaque vem pelos projetos de pesquisa científica, pelas atividades voltadas à educação ambiental, recepção de escolas e o ecoturismo", afirma.

Programa 'Cultura é Currículo'

O programa "Cultura é Currículo" disponibiliza vagas mensalmente para as diretorias regionais de ensino. Elas são distribuídas entre as escolas que ficam responsáveis por organizar os passeios.

O transporte e o lanche dos estudantes são fornecidos pela secretaria estadual. Outras informações no site: culturaecurriculo.fde.sp.gov.br.

http://g1.globo.com/sao-paulo/itapetininga-regiao/noticia/2013/09/aluno…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.