VOLTAR

Alunos indígenas fazem amanhã a Provinha Brasil

Folha de Boa Vista - www.folhabv.com.br
22 de Jul de 2008

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) aplicará amanhã, a partir das 7h30, a Provinha Brasil para 15 estudantes das comunidades indígenas do Morcego e da Ilha, próximas da região do Passarão.

Os alunos do segundo ano do ensino fundamental da rede municipal de educação responderão a 24 perguntas de múltipla escolha com quatro alternativas de resposta para cada questão. A prova é a mesma para todo o país.

Antes das comunidades indígenas, a Prefeitura aplicou no dia 4 de junho o teste para todas as escolas municipais, com 1.369 alunos participantes.

De acordo com a diretora do Departamento de Ensino, Maria Aparecida de Oliveira, os resultados estão sendo considerados positivos. "As provas já foram corrigidas, só que ainda estamos fazendo um apanhado geral dos resultados. Mas pelo que pude constatar, os resultados estão sendo muito bons", afirma.

A prova será aplicada apenas nas duas comunidades indígenas, onde a prefeitura atende.

Esta é a primeira edição da Provinha Brasil, onde serão avaliadas habilidades relativas ao processo de alfabetização e letramento inicial dos alunos e, posteriormente, pretende-se incluir as habilidades referentes ao letramento em matemática.

A Provinha Brasil é um instrumento de avaliação da alfabetização elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), autarquia do MEC, com a proposta de possibilitar a realização de um diagnóstico do nível de alfabetização das crianças das redes públicas de ensino.

Esta avaliação permite que os gestores públicos e professores tenham informações sobre o nível de alfabetização dos alunos, ainda no início do processo de aprendizagem. Assim, caso necessário, torna-se possível fazer intervenções para correção de possíveis insuficiências apresentadas nas áreas de leitura e escrita.

De acordo com a Smec, no final dessa semana todos os resultados já estarão prontos. O próximo passo será melhorar a atuação dos professores com base no que foi apontado pela provinha.

"Já fizemos a capacitação com os professores com os objetivos da Provinha Brasil. Na próxima segunda-feira (28), estaremos capacitando os supervisores das escolas para estarem repassando esses resultados aos professores, para que a partir disso sejam traçadas novas metas", explica Maria Aparecida de Oliveira. (VL)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.