VOLTAR

Alunos indígenas apresentam pesquisas sobre direitos linguísticos e territoriais das aldeias

Universidade Federal do Oeste do Pará http://www.ufopa.edu.br/
30 de Jan de 2018

Na próxima segunda-feira, dia 5 de fevereiro de 2018, haverá a exposição dos resultados de pesquisas realizadas por estudantes Formação Básica Indígena da Ufopa sobre direitos linguísticos e territoriais das aldeias. Aberto ao público e à comunidade acadêmica, o evento será realizado das 15 às 18 horas, no saguão da Unidade Rondon, Campus de Santarém.

A atividade de pesquisa integra a disciplina de Direitos Humanos e Direitos Indígenas, que possuiu como um dos objetivos levantar dados sobre as aldeias e comunidades dos discentes da Formação Básica Indígena, com foco para a atual situação territorial e educacional, principalmente no que diz respeito ao ensino de línguas. A atividade também busca responder às cobranças feitas pelas lideranças indígenas aos discentes, após eles entrarem na universidade por meio do Processo Seletivo Especial Indígena (PSEI), além de ensinar os estudantes a formular pesquisas que atendam as demandas de suas comunidades.

"É muito importante a presença de todos que compõe a Ufopa na exposição, pois uma vez que alunos, técnicos e professores compreendam as especificidades dos discentes indígenas e de suas comunidades e aldeias, será mais fácil pensar políticas que consigam minimizar os problemas na permanência dos mesmos na academia", explica a professora Marília Fernanda Pereira Leite, do Instituto de Ciências da Educação (Iced), que ministra a disciplina de Direitos Humanos e Direitos Indígenas junto com o professor André Freire Azevedo, do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS).

Para a docente, a pesquisa foi capaz de mapear a atual situação das escolas presentes nas aldeias e comunidades, bem como do processo de demarcação e organização dos indígenas em seus territórios. "Os discentes compreenderam que, dentro do espaço acadêmico, eles são os pesquisadores por excelência de suas aldeias e comunidades, e que são eles os responsáveis em fazer a conexão entre a Ufopa e as comunidades indígenas", afirma Marília Leite.

Pesquisa - Após as aulas teóricas, os alunos realizaram as pesquisas durante o recesso natalino, levantando dados sobre os direitos linguísticos e territoriais em suas comunidades com a ajuda das lideranças, aldeados e funcionários das escolas localizadas em seus territórios. Os professores da disciplina elaboraram um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), que permite que os dados levantados sejam publicados pelos discentes e sirvam de base para que a universidade pense projetos ou propostas para ajudar os mesmos com as demandas solicitadas, tais como: palestras, apoio em formações, minicursos, entre outras atividades.

Os dados levantados por meio de questionário resultaram em relatórios científicos elaborados pelos discentes, individualmente. "Será encaminhada uma cópia do relatório final para a aldeia e outra cópia irá compor o banco de dados da Formação Básica Indígena", esclarece Marília Leite. A Formação Básica Indígena é um projeto da Ufopa que visa fornecer apoio no acompanhamento e formação intelectual dos discentes indígenas que ingressam na instituição por meio do Processo Seletivo Especial Indígena (PSEI). "É um compromisso da Ufopa com a permanência e formação de qualidade dos discentes indígenas", afirma.

Serviço: Exposição de pesquisas realizadas por alunos da Formação Básica Indígena sobre direitos linguísticos e territoriais nas aldeias

Data: 5/2/2018 (segunda-feira)

Horário: das 15 às 18 horas

Local: Saguão da Unidade Rondon, Campus de Santarém.

http://www.ufopa.edu.br/noticias/2018/janeiro/alunos-indigenas-apresent…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.