VOLTAR

Alto Purus instala Comitê Regional, garantindo participação indígena na gestão da Funai

Funai - http://www.funai.gov.br/
24 de Mai de 2013

A Coordenação Regional do Alto Purus, unidade da Funai em Rio Branco/AC, realizou nos dias 17 e 18 de maio a Oficina de Capacitação e Instalação do Comitê Regional do Alto Purus. Lideranças indígenas do Acre, sul do Amazonas e noroeste de Rondônia participaram da oficina, que deu posse aos membros que compõem o Comitê e aprovou o seu Regimento Interno.

Os participantes tiveram acesso ao balanço das ações realizadas pela Coordenação Regional em 2012 e conheceram o planejamento de trabalho para 2013, a fim de acompanhar sua implantação. Entre outras atribuições, o comitê tem a competência de colaborar com a elaboração dos planejamentos para a região e apreciar o relatório anual e a prestação de contas da Coordenação Regional.

Durante a cerimônia de posse, a representante da presidência da Funai Cleonice Meireles enfatizou que "a atuação do Comitê Regional vai proporcionar a participação cidadã, controle social, promoção, proteção e gestão compartilhada. A Funai busca desta forma ser mais dinâmica e eficiente no cumprimento da missão institucional".

Para o indígena Amauri Manchineri, membro do comitê, este é o espaço para aproximar o diálogo entre a Funai e os povos indígenas. "Aqui represento o meu povo e vou levar essas informações para eles e também trazer informações deles para a Funai", disse.

Segundo Maria Evanizia do Nascimento dos Santos, Coordenadora Regional do Alto Purus, "o Comitê é um importante espaço de controle social que a Funai está implementando para aproximar-se das comunidades indígenas e tornar-se mais eficaz e transparente".

Os municípios que compõem a Coordenação Regional do Alto Purus: Assis Brasil, Sena Madureira, Santa Rosa do Purus, sendo estes no estado do Acre, e Boca do Acre (AM) e Vila Extrema (RO).

Os Comitês Regionais são instâncias regionais de planejamento, articulação, gestão compartilhada e controle social, onde servidores e indígenas planejam em conjunto as ações da Coordenação Regional, acompanham sua execução e avaliam os resultados.

http://www.funai.gov.br/ultimas/noticias/2013/05_mai/20130524_10.html

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.