VOLTAR

Alternativas de desenvolvimento sustentável para a região Amazônica

A Tribuna -Rio Branco-AC
12 de Ago de 2003

A quarta edição do Fórum MAP - Madre de Dios (Peru), Acre (Brasil) e Pando (Bolívia) - será realizado de 15 a 18 de agosto, nos municípios de Brasiléia e Epitacionlândia. O evento tem como objetivo o estabelecimento de parcerias e compromissos que transformem a região em um modelo de cooperação para o desenvolvimento sob bases sustentáveis.

O Fórum MAP IV tem como foco o desenvolvimento econômico, a equidade social, a conservação ambiental e, transversalmente, o estabelecimento de políticas públicas integradoras e reunirá pesquisadores, representantes de entidades não governamentais, agências governamentais, lideranças comunitárias e classe empresarial dos Departamentos de Madre de Dios e Pando e Estado do Acre.

A abertura está programada para o dia 15, às 16 horas, no Centro Cultural Sebastião Dantas, em Brasiléia e contará com a presença da Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, os governadores dos três Estados fronteiriços, de representante do Ministério das Relações Exteriores, do ex-deputado federal Marcos Afonso, representando a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica e do representante da agência de fomento dos países andinos, o CAF - Cooperação Andina de Fomento - que apresentará o projeto para a construção da estrada transoceânica, ligando o município de Assis Brasil (Acre) a cidade de Lima, capital do Peru.

Estão sendo esperado 150 pessoas entre pesquisadores,, lideranças comunitárias, representantes de organizações não governamentais e de agências governamentais nacionais e internacionais e da classe empresarial. A coordenação geral do Fórum MAP IV é da Universidade Federal do Acre (UFAC) e está financiado pelo WWF Brasil, Fundação Ford e Fundação Moore. A prefeitura de Brasiléia e Epitaciolândia serão os anfitriões.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.