VOLTAR

Alta temporada na Chapada em alto astral

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/
02 de Ago de 2013

A equipe do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, acaba de fazer o balanço da chamada alta temporada de visitação na unidade de conservação (UC), que ocorre no mês de julho, período de férias escolares. Apesar do aumento considerável do número de turistas no parque, nenhum problema grave foi registrado.

O trabalho de fiscalização foi reforçado entre os dias 19 e 28, durante o XIII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, cujas atividades concentraram-se no povoado de São Jorge, em Alto Paraíso (GO), onde fica a entrada do parque. No período, cerca de 30 mil pessoas, a maioria vinda de fora, passaram pelo local.

Para evitar imprevistos, a equipe do parque, com apoio da Coordenação Geral de Proteção Ambiental, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), promoveu a Operação Alta Temporada. O objetivo foi orientar as pessoas sobre as normas de visitação na UC.

"Nesse período, há um notório aumento no número de visitantes em razão das férias escolares e do Encontro de Culturas Tradicionais na Chapada dos Veadeiros, que festejou este ano sua XIII edição. Por isso, intensificamos a nossa presença institucional", explicou a chefe substituta, Luciana Mars.

Os fiscais monitoraram, principalmente, os atrativos naturais da unidade, como trilhas, mirantes e cachoeiras. Nesse trabalho, contaram com o apoio do Corpo de Bombeiros do estado de Goiás, que deu atenção especial à segurança dos banhistas.

A ação foi bem recebida pelos visitantes, que responderam ao questionário de satisfação. "Eu visito a chapada há dez anos e sempre recomendo o parque às minhas amigas, pois é um local onde podemos levar as crianças com segurança", escreveu uma turista. Outros depoimentos, como "o que mais gostei da visita foi a ação de fiscalização", demonstraram a eficácia do trabalho desenvolvido pelos servidores.

http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/4180-alta…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.