VOLTAR

Alerj vota hoje criação da APA do Rio Paraíba

O Globo, p. 22
07 de dez de 2004

Alerj vota hoje criação da APA do Rio Paraíba

Tulio Brandão

A Assembléia Legislativa do Rio (Alerj) vota hoje, em primeira discussão, um projeto de lei que cria a Área de Proteção Ambiental (APA) da Bacia do Paraíba do Sul. A unidade, proposta pelo deputado estadual Nelson Gonçalves (PMDB), compreenderia 300 metros de largura de ambas as margens em toda a extensão fluminense do Rio. De acordo com o texto, caberá aos órgãos competentes, no caso os órgãos ambientais do estado, a implantação da APA.
- É de extrema importância para todo o estado que o Paraíba do Sul seja protegido em toda a sua bacia, permitido a melhoria da qualidade de suas águas, consumidas por aproximadamente dez milhões de pessoas. A criação da APA permitirá que sejam tomadas medidas regulamentadoras fundamentais para a sobrevivência da população - justifica o deputado.
Os problemas do Rio Paraíba do Sul foram denunciados numa série de reportagens publicada em abril deste ano. Foi identificado, entre outras questões, o risco de colapso dos reservatórios, que atingiram 4% da capacidade ano passado. A série do GLOBO também mostrou deformidades em 35% dos peixes que vivem próximos aos sedimentos. O jornal denunciou ainda o despejo de esgoto sem tratamento das tubulações das sedes das prefeitura dos três principais municípios do Médio Paraíba. Também foi denunciada a morte de cobaias submetidas às águas do reservatório do Funil. E, na foz, as reportagens mostraram que o assoreamento do rio agrava o avanço do mar sobre o litoral, onde 400 casas já foram destruídas.

O Globo, 07/12/2004, p. 22

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.