VOLTAR

Alemanha descarta liberação de verba para Amazônia

Congresso em Foco - https://congressoemfoco.uol.com.br/
Autor: Congresso Em Foco
25 de Jan de 2020

Alemanha descarta liberação de verba para Amazônia

O governo alemão descartou a liberação de verbas para a floresta Amazônia suspensa em agosto do ano passado. A negativa de Berlim foi anunciada neste sábado (25), pela agência de notícias alemã DPA, após o presidente em exercício, general Hamilton Mourão, afirmar que aceita dinheiro de países ricos para a preservação do bioma. As informações são da Deutsche Welle.

A possibilidade foi rejeitada por um porta-voz da ministra alemã do Meio Ambiente, Svenja Schulze. Ele afirmou que os repasses continuam congelados e, para que sejam retomados, é necessário "que desenvolvamos uma percepção comum sobre o que é necessário nas áreas de proteção climática e de biodiversidade". Esse consenso, no entanto, está longe neste momento, segundo o governo alemão.

O repasse de verbas foi interrompido após a crise ambiental na floresta Amazônia, que passou por um período com altas taxas de desmatamento, no meio do ano passado. Em razão disso, Schulze anunciou o congelamento de investimentos de 35 milhões de euros (cerca de 155 milhões de reais), que seriam destinados a diferentes projetos de proteção ambiental no Brasil.

"A política do governo brasileiro na Região Amazônica deixa dúvidas se ainda se persegue uma redução consequente das taxas de desmatamento", declarou a ministra, em entrevista publicada em 10 de agosto pelo jornal alemão Der Tagesspiegel. No dia seguinte, o presidente Jair Bolsonaro replicou, afirmando que "o Brasil não precisa disso", em referência ao dinheiro alemão.

Naquele mesmo mês, após uma crise diplomática com o governo francês, o Brasil rejeitou US$ 20 milhões dos países do G7 - Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, Canadá e Itália - oferecidos para o combate às queimadas na Amazônia.

"Rejeitou, mas depois eu vou lá com cara de pau e peço", admitiu Hamilton Mourão em entrevista à emissora Globonews nesta quinta-feira. O vice-presidente foi anunciado como chefe do Conselho da Amazônia, que será responsável por coordenar ações do executivo para "proteção, defesa e desenvolvimento sustentável da Amazônia".

O Ministério do Meio Ambiente da Alemanha ressaltou que o financiamento suspenso pela pasta não tem relação alguma com o novo conselho criado pelo governo brasileiro.

https://congressoemfoco.uol.com.br/meio-ambiente/alemanha-descarta-libe…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.