VOLTAR

ALE realiza audiência sobre obras do gasoduto

Jornal do Commercio-Manaus-AM
18 de Mar de 2005

=Com a finalidade de esclarecer sobre o desenvolvimento sustentável e, principalmente, sobre o impacto ambiental que pode causar nas áreas atingidas com a construção do gasoduto Coari-Manaus, a ALE (Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas), realizará no próximo dia 7 de abril, audiência pública, com a participação do secretário do Desenvolvimento Sustentável, Virgílio Maurício Viana e sua equipe de técnicos.

O projeto do gasoduto Coari-Manaus prevê investimentos de R$ 1,5 bilhão na construção de cerca de 380 quilômetros de dutos pela Floresta Amazônica para trazer o gás natural produzido pela Petrobras, em Urucu, para a capital do Amazonas. A previsão de inauguração do empreendimento é no quarto trimestre de 2006.

Informar a população

O autor da proposta, deputado Liberman Moreno (PPS), pretende com o evento, que o Parlamento tenha, e passe à população, conhecimento de tudo que será feito na rota por onde passará as tubulações e, também, em relação aos benefícios econômicos que irá proporcionar.

Para o vice-presidente Liberman Moreno, é necessário que este Legislativo receba informações dos técnicos do órgão sobre o impacto ambiental que será causado às comunidades do interior do Estado atingidas em função da construção do gasoduto. Nesse sentido, Liberman considera a realização da audiência pública importante, uma vez que este assunto é de suma importância para a população de nosso Estado, pois é uma obra de grande porte e de significativa importância que, decerto, trará transformações socioeconômicas para essas comunidades.

Modelo econômico

Para o parlamentar é necessário que essas informações cheguem ao conhecimento dos deputados para que possam orientar a população destas comunidades no sentido de explorar o desenvolvimento de forma sustentável criando um modelo econômico capaz de gerar riqueza e bem-estar e, ao mesmo tempo, promover a coesão social e impedir a destruição da natureza.

Modelo criou distorções e desequilíbrio ambiental

Para Liberman Moreno, o atual modelo de crescimento econômico gerou enormes desequilíbrios à natureza com miséria, degradação ambiental e também em relação à poluição que aumenta dia-a-dia.

Nesse sentido, explicou, busca-se o desenvolvimento sustentável para que possamos conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental, na busca de reduzir a pobreza nessas localidades.

Explicação aos parlamentares

Além disso, o parlamentar espera que seja feita também pelos moradores da área, uma fiscalização em torno do projeto que está sendo executado pela Petrobras.

Liberman informou ainda, que a audiência tem tudo para ser um sucesso, uma vez que em conversa com o secretário Virgílio Viana, este mostrou-se bastante interessado em comparecer à audiência na ALE, para explicar aos parlamentares tudo o que está sendo feito na construção do gasoduto, pois é importante que por meio do parlamento as localidades envolvidas no projeto tomem conhecimento sobre o que está sendo feito e o proveito que elas poderão ter com o projeto.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.