VOLTAR

ALDEIAS GUARANIS EM PLENA SÃO PAULO

http://fotosite.terra.com.br
25 de Set de 2006

Rosa Gauditano mostra resultado de dois meses com índios da selva urbana
Entre os meses de março e abril deste ano, a fotógrafa Rosa Gauditano conviveu com a cultura das aldeias indígenas Guarani Mbya, que vivem em plena cidade de São Paulo. O período de interação permitiu que a fotógrafa, juntamente com o desenhista Paryat Frota e a educadora Maria Cristina Troncarelli desenvolvessem com jovens índios um exercício de documentação de suas próprias realidades. No dia 29 de setembro, o resultado deste processo será apresentado ao público no evento Aldeias Guarani Mbya na Cidade de São Paulo, do qual fazem parte exposição e livro homônimos.

A mostra é formada por 20 fotografias em p&b de Rosa Gauditano, em formato 66 x 76 cm, além de desenhos de Paryat, fotos e desenhos concebidos pelos alunos que participaram das oficinas realizadas nas aldeias Tekoa Ytu, Tekoa Pyau, Tekoa Tenonde Porá e Tekoa Krukutu. Já a publicação (Ed. Studio RG; 80 págs.; R$ 80) é trilíngue - português, guarani e inglês - e traz cerca de 170 fotos de Gauditano e dos alunos.

Segundo Rosa, o trabalho de edição realizado por ela exigiu dedicação. "Foi difícil selecionar as fotos porque havia um material muito rico produzido pelas crianças e pelos jovens, que são muito observadores e muito sensíveis", diz.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.