VOLTAR

Aldeias guarani registram três suicídios em 24 horas

Campo Grande News - www.campogrande.news.com.br
Autor: Ângela Kempfer
16 de Ago de 2008

O índio guarani Epifânio Martins Rios foi encontrado morto hoje cedo pela família, na aldeias Tey Cuê, em Caarapó, a 273 quilômetros e Campo Grande.

Aos 54 anos, aparentemente ele cometeu suicídio. Na madrugada, teria amarrada uma corda no pescoço e se enforcou no interior da casa.

Segundo parentes, na noite de ontem, Epifânio teria discutido seriamente com um enteado.

É o terceiro caso de suicídio em dois dias nas aldeias guarani da região sul do Estado. Na madrugada de ontem, tia e sobrinho foram encontrados mortos, pendurados na mesma árvore na aldeia Panambi, em Dourados.

Silvia Verga Concianza, de 13 anos e seu sobrinho Elito Lopes Concianza, de 15 anos, utilizaram duas tiras de panos, amarrados a dois galhos de uma árvore de cerca de quatro metros de altura.

No dia 3 de agosto, o corpo do jovem Roni Vieira, de 24 anos foi encontrado na Aldeia Bororó, também em Dourados.

Na semana anterior a morte de Roni, foram registrados outros dois casos de suicídio entre jovens indígenas também na aldeia Bororó. Os dois eram menores, de 17 e 13 anos. (Colaborou Osvaldo Duarte)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.