VOLTAR

Aldeias do Parque Nacional do Xingu podem ser contempladas com veículos e recuperação de estradas

Lacerda News - http://lacerdanews.com.br
Autor: Vania Costa
24 de Fev de 2014

O atendimento ao pedido permitirá maior segurança no transporte dos indígenas

O vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Antonio Azambuja (PP), encaminhou ao coordenador Regional da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) em Mato Grosso, Benedito Araújo, indicação legislativa apontando a necessidade de destinar um veículo para as Aldeias Indígenas Mirassol e Kamaiurá. Como também solicitou 15 mil litros de óleo diesel para a recuperação das estradas nas Aldeias Indígenas Kamaiura, Yalapiti, Waura, Awety e Aldeia Velha até o pólo do Posto Leonardo. Todas situadas no Parque Nacional do Xingu, no município de Gaúcha do Norte (564 km de Cuiabá).

De acordo com o deputado, a Aldeia Mirassol, está situada a 25 km de Gaúcha do Norte e a Aldeia Kamaiurá está a mais de 160 km do município, tornando o transporte dos indígenas impossível. "Sendo assim, necessitam de um veículo para utilizarem no transporte daqueles que necessitam de atendimento médico e odontológico, sobretudo quando existe emergência", justificou.

Azambuja ainda salientou que com a recuperação das estradas que ligam as Aldeias do Parque Nacional do Xingu, ao pólo do Posto Leonardo, vai facilitar o acesso, como também agilizar o atendimento de profissionais que prestam serviços em prol da saúde, educação, desenvolvimento sustentável e preservação da cultura aos povos indígenas.

O parlamentar afirmou que o atendimento ao pedido permitirá maior segurança no transporte dos indígenas, tranqüilidade aos cidadãos que trafegam pelas estradas, bem como contribuirá para que a falta de infraestrutura não seja um entrave ao progresso do município.

As solicitações advieram da Câmara Municipal de Gaúcha do Norte, pelos ofícios n" 002/2014 e 012 e 013/2014 de autoria do vereador Thomaz Adão Moscal, ao deputado Antonio Azambuja.

http://lacerdanews.com.br/2014/02/aldeias-do-parque-nacional-do-xingu-p…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.