VOLTAR

Aldeia Lagoinha recebe prefeito Fauzi com carinho em festa de formatura

Prefeitura Municipal de Aquidauana - http://www.aquidauana.ms.gov.br/
Autor: Carlos Cabral
27 de Fev de 2012

Foram encerradas ontem (27) na aldeia Lagoinha as oficinas do projeto Vucapanavó, patrocinadas pela Petrobras Cultura e com apoio da Prefeitura de Aquidauana através da Gerência Municipal de Educação.

O objetivo principal do projeto das oficinas é a de capacitar e dar visibilidade para a cultura Terena e contou com oficinas de vídeo, fotografias e palestras oferecidas a professores Terena. Através das aulas os professores tiveram contato com esses equipamentos e treinaram o olhar sobre a própria cultura, utilizando-se dos equipamentos para o registro das atividades culturais de cada comunidade.

Idealizado por Naine Terena de Jesus, doutoranda em Educação, o Projeto surgiu das necessidades apontadas pelos próprios professores indígenas, no que diz respeito a carência de materiais e metodologias para o ensino da cultura tradicional. Além da capacitação, as oficinas têm o objetivo de melhorar a auto estima desses professores e das próprias comunidades contempladas.

Participaram das oficinas, professores das cinco escolas indígenas municipais, totalizando 30 participantes. As atividades aconteceram na Escola Municipal indígena Marcolino Lili, localizada na aldeia Lagoinha em Aquidauana. Já as palestras serão abertas ao público e acontecerão na cidade de Aquidauana, com data a ser definida.

O Projeto é assinado pela Dom Produções Culturais de Cuiabá e conta com o apoio da Prefeitura de Aquidauana, através da Gerência de Educação. O projeto foi contemplado pela Linha Educação para as Artes do Petrobras Cultural.

As escolas não indígenas do município de Aquidauana, poderão conhecer o resultado das oficinas através de uma exposição que será aberta ao grande público. A intenção é mostrar para os estudantes um cotidiano indígena que muitos desconhecem, embora estejam em constante contato com o povo Terena.

Comunidade do Bananal recebe prefeito Fauzi com carinho

Presente ao encerramento, o prefeito de Aquidauana, Fauzi Suleiman (PMDB) foi recebido com carinho especial pela comunidade da aldeia Bananal. Na ocasião, afirmou estar impressionado com o projeto em si e com seus resultados. "Muito interessante o projeto, especialmente porque agrega valores de cultura que estamos desde 2009 implementando junto às comunidades Terena de Aquidauana. Temos feito inúmeros movimentos no sentido de valorização do Terena de Aquidauana, introduzindo em vários momentos importantes da cidade, novas leituras sobre sua cultura de forma geral. Parabéns aos criadores do projeto e aos parcipantes. Precisamos muito dessas parcerias para que possamos somar nesse trabalho junto aos nossos irmãos Terena. Estou muito feliz de poder estar aqui compartilhando com vocês desse momento tão importante para a cultura Terena", disse Fauzi.

Cultura Terena valorizada

Desde sua posse em 2009, o prefeito Fauzi faz investidas permanentes na valorização da cultura do povo Terena.

Dentre essas ações, podem-se destacar os desfiles temáticos de 15 de Agosto voltados para a cultura Terena; a escultura em homenagem à mulher indígena na Praça dos Estudantes (hoje ponto obrigatório de visitação turística); os eventos anuais da Educação em abril, quando se comemora o Dia do Índio (as festividades do Dia do Índio hoje não se concentram apenas nos limites das aldeias, mas também na cidade, caso das exposições no Museu de Arte Pantaneira) e ainda nas escolas urbanas; apoio a iniciativas como publicações de iniciativa indígena; apoio para estudantes indígenas universitários; o fortalecimento da educação bilíngüe nas escolas indígenas; apoio a projetos que estimulam a retomada da língua Terena para índios e não índios, como o projeto K'óeru; a temática indígena nas pinturas do Mercadão Municipal e nas escolas indígenas reformadas em sua totalidade; a implantação dos quiosques na Estação Ferroviária; o apoio a projetos para pequenos produtores, mas com forte conteúdo cultural, como a produção de frango tipo caipira pantaneiro no Limão Verde e de produtos oriundos da bocaiúva na região de Taunay, são alguns destaques da política de valorização cultural Terena da gestão do prefeito Fauzi.

http://www.aquidauana.ms.gov.br/noticia.php?id=Nzk5OA==

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.