VOLTAR

Aldeia indígena vai virar ponto turístico em Maricá, no RJ

G1 - www.g1.globo.com
09 de Jun de 2015

A aldeia indígena da restinga em Maricá, no interior do Rio de Janeiro, será transformada em ponto turístico da cidade. Em visita à tribo Tupi-Guarani M'Bya, a prefeitura garantiu a permanência dos índios na região de 93 hectares, entre São José do Imbassaí e Itaipuaçu, e planeja construir no local ocas hotéis e um teatro arena para apresentações da cultura indígena. Os índios deverão construir a estrutura rústica (feita com argila, bambu e palha) e a Prefeitura destinará recursos para manutenção do espaço.

Para isso, a Prefeitura enviará à Câmara Municipal um projeto de lei de apoio aos índios, que também vai garantir a inclusão individual no projeto Bolsa Mumbuca. Ao todo, 65 índios, sendo três crianças nascidas em Maricá, moram na aldeia Tekoa Ka'aguy Hovy Porã, que significa Mata Verde Bonita.

O objetivo é fazer com que os visitantes conheçam a cultura indígena por meio das danças, artesanato e comidas típicas, e que possam se hospedar na própria aldeia. Os índios ocuparam por sete anos um espaço na Praia de Camboinhas, na Região Oceânica de Niterói, e estão na região da restinga desde abril de 2013. O cacique Darci Tupã Nunes de Oliveira, de 34 anos, explica que os índios são originais de Parati, na Costa Verde do Estado do Rio, e saíram da região em busca de um local fértil e para preservar a cultura. Não foi divulgado quando o projeto vai começar.

http://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/2014/06/aldeia-indigena…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.