VOLTAR

Aldeia indígena é invadida por brancos no AM

O Globo, País, p. 10
28 de Dez de 2013

Aldeia indígena é invadida por brancos no AM
Moradores de Humaitá acreditam que índios sequestraram 3 homens

PAULA LITAIFF*
opais@oglobo.com.br

-MANAUS- Um grupo de 300 pessoas invadiu ontem à tarde a Reserva Indígena Tenharim, no município de Humaitá, a 675 quilômetros de Manaus, para tentar resgatar três pessoas brancas que estão desaparecidas desde 16 de dezembro. Moradores acreditam que os desaparecidos tenham sido sequestrados por indígenas. O ingresso de não indígenas em reservas indígenas só pode ocorrer com autorização da Funai.
Antes da invasão, pelo menos 140 índios que estavam na reserva foram retirados por militares do 54o Batalhão de Infantaria de Selva (BIS) como meio de prevenção ao ataque. Os manifestantes já haviam anunciado a invasão 24 horas antes de entrar nas aldeias. Os índios refugiados estão a três horas de viagem da reserva invadida.

A Superintendência da Polícia Federal em Rondônia, responsável pelo policiamento do local, informou que até agora não tem notícias de feridos durante a invasão. Segundo a assessoria da PF, membros da Força Nacional e da Polícia Rodoviária Federal também estão na região para tentar conter a violência dos invasores e buscar os desaparecidos.

De acordo com o comerciante Josseney Almeida, de Humaitá, os manifestantes que entraram na reserva são os mesmos que atearam fogo em veículos e imóveis da Funai e do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) no último dia 25.

-Essas pessoas são familiares e amigos dos desaparecidos e, como eles continuaram sem informação sobre o paradeiro deles, decidiram invadir a reserva - afirmou Almeida.

Em nota, a Funai repudiou a violência ocorrida na última quarta-feira e disse que não compete a ela promover ações de investigação de pessoas desaparecidas.

Em 16 de dezembro, os três desaparecidos foram vistos a caminho do município de Apuí. O professor Stef Pinheiro de Souza, o gerente da Amazonas Energia Aldeney Ribeiro Salvador e o representante comercial Luciano Freire pretendiam prestar serviços na cidade vizinha. (*Especial para O GLOBO)

O Globo, 28/12/2013, País, p. 10

http://oglobo.globo.com/pais/aldeia-indigena-invadida-por-brancos-no-am…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.