VOLTAR

Aldeia de Amambai controlará acesso de não-índios

Campo Grande News-Campo Grande-MS
Autor: Maristela Brunetto
08 de Set de 2004

Os moradores da aldeia Amambai, na região Sul de Mato Grosso do Sul, decidiram adotar o mesmo procedimento da reserva indígena de Dourados e farão um controle do acesso de não índios. A medida passa a valer a partir de sexta-feira, dia 10. Entre as principais preocupações estão a venda de bebida alcoólica e a exploração de indígenas.
Segundo o capitão José Bino Martins há, principalmente, exploração sexual de mulheres e de pessoas com pouca instrução por comerciantes. Em entrevista ao Conesulnews, ele também citou o tráfico de maconha na aldeia.
Para entrar na aldeia, os não-índios deverão ter autorização expressa da comunidade e do capitão. Segundo Martins, comerciantes e taxistas que vão com freqüência à aldeia receberão um crachá e terão de pagar mensalidade de R$ 15. Haverá fiscalização no local, a ser exercida por patrulhas que serão formadas.
Na aldeia vivem cerca de 1,2 mil famílias. O suicídio é uma preocupação da comunidade. O capitão adverte que quer estiver na área indígena sem autorização será retido e entregue à Polícia.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.