VOLTAR

Alcoolismo em aldeia começa a ser combatido

A Tarde
Autor: Maria Eduarda Toralles
10 de Out de 2006

Uma comissão intersetorial de ações de prevenção contra o alcoolismo e outras drogas será implantada como projeto piloto na Aldeia Indígena de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, a 730 km de Salvador. Isso ficou decidido em reunião que aconteceu na própria aldeia, reunindo índios e representantes de diversas entidades ligadas ao povo indígena.

A necessidade da formação de uma comissão para combater os problemas de alcoolismo e envolvimento com outras drogas que vêm ocorrendo na aldeia pataxó ficou evidenciada após a publicação de uma denúncia sobre o assunto em A TARDE, no último dia 18 de setembro.

Na ocasião, o cacique Aruã e o representante da Funai, Zeca Pataxó, pediam mais apoio das autoridades para combater o tráfico de drogas e o consumo de álcool entre os índios pataxós.

"A repercussão da matéria foi muito positiva. Ela despertou as autoridades para a nossa realidade", revela o cacique Aruã, que também diz que, após a publicação da matéria em A TARDE, representantes da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), da Fundação Nacional do Índio (Funai), da Secretaria Municipal da Saúde de Santa Cruz Cabrália, da Associação Nacional de Ação Indigenista (Anai) e da ONG Tribo Jovem se reuniram na aldeia, por dois dias, e decidiram pela formação de uma comissão com ampla representatividade.

O objetivo dessa comissão é promover a articulação de todos os interessados na questão para identificar, planejar ações e sensibilizar a comunidade sobre os problemas decorrentes do uso indevido de drogas na Aldeia de Coroa Vermelha.

EQUIPE - A comissão será formada por dois representantes da Funasa, cinco membros da comunidade indígena e um representante de cada uma das demais instituições envolvidas, segundo o cacique Aruã, que revelou ainda que as próximas reuniões da comissão estão marcadas para os dias 24 e 25 deste mês.

Segundo o cacique Aruã, da Aldeia Indígena de Coroa Vermelha, localizada em Santa Cruz Cabrália, a 730 km de Salvador, matéria publicada em A TARDE sobre os problemas que vários índios vêm tendo com álcool, e também envolvimento com outras drogas, acabou por incentivar a criação, em Coroa Vermelha, de uma comissão de ações de prevenção contra o alcoolismo e outras drogas.

"A repercussão da matéria foi muito positiva. Ela despertou as autoridades para a nossa realidade", revela o cacique.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.