VOLTAR

Alckmin lança obra para captar água na Bacia do Ribeira

OESP, Metrópole, p. A19
10 de Abr de 2014

Alckmin lança obra para captar água na Bacia do Ribeira

JOSÉ MARIA TOMAZELA - Agência Estado

O governo paulista corre contra o tempo para aumentar a oferta de água à população da Região Metropolitana de São Paulo, que está sob o risco de racionamento. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) lança na quinta-feira, 10, em Vargem Grande Paulista, as obras do Sistema Produtor São Lourenço, que vai captar água na bacia do Rio Ribeira de Iguape para abastecer a Grande São Paulo. O projeto prevê a construção de unidades de captação, bombeamento e sistema de adução para promover a reversão de águas do reservatório Cachoeira do Franca, no Rio Juquiá, no Vale do Ribeira, para a bacia do Rio Tietê.
A tubulação de aço carbono com 2.100mm de diâmetro e 50,3 km de extensão vai transpor um desnível de cerca de 300 metros da Serra de Paranapiacaba para levar a água até a estação de tratamento de Cotia. A água tratada será distribuída a sete municípios das zonas oeste e sul da Região Metropolitana de São Paulo, atendendo diretamente cerca de 1,5 milhão de pessoas. A obra é uma Parceria-Público-Privada (PPP) envolvendo um consórcio de empresas e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), que tem como sócio principal o governo estadual.
O sistema vai ampliar em 4,7 mil litros por segundo a capacidade de abastecimento da região metropolitana, elevando o volume total para 77,7 mil litros por segundo. O investimento superior a R$ 2 bilhões serão bancado pelo consórcio privado. As obras serão concluídas em 2018. É a primeira obra de porte do governo para captar água em bacia distante da Grande São Paulo. A capital não está incluída entre os municípios a serem atendidos. Estão na lista Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Santana do Parnaíba e Vargem Grande Paulista.

OESP, 10/04/2014, Metrópole, p. A19

http://www.estadao.com.br/noticias/geral,alckmin-lanca-obra-para-captar…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.