VOLTAR

Ailton Krenak é homenageado no Cineamazônia

Amazônia Real- http://amazoniareal.com.br
Autor: Ismael Machado
28 de Nov de 2016

Porto Velho (RO) - Foi como se tivesse sido uma grande aula de vida. A homenagem feita pelo Cineamazônia ao militante das causas indígenas Ailton Krenak transformou-se num momento de crítica ao atual momento da vida política do Brasil e, principalmente, um manifesto pelo respeito à diversidade, à identidade e ao meio ambiente.

Ailton Krenak recebeu o troféu Mapinguari no Teatro Banzeiro, em Porto Velho, no último dia 24 como parte da programação da 14ª edição do Cineamazônia, festival latino-americano de cinema ambiental.

Um dos grandes momentos da homenagem feita à liderança indígena ocorreu quando foram exibidos trechos do histórico discurso de Ailton Krenak na Comissão Constituinte em 1987. Na ocasião, um ainda jovem Krenak falou emocionado que a Constituição de 1988 seria um retrocesso para os índios, enquanto pintava o rosto de negro, como luto.

Krenak reviu essas imagens de forma emocionada. Lamentou que muita coisa ainda esteja por ser feita. Um exemplo lembrado na cerimônia foi que até agora, a atual presidência não sinalizou a escolha de um novo presidente para a Funai, que está sem comando.

Logo depois das imagens exibidas no telão, o ator Marcos Winter repetiu o gesto de Krenak e pintou o rosto de branco, enquanto anunciava o homenageado.

"Esse índio brasileiro traz no sangue e na pele a marca dos que acreditam que as grandes revoluções podem ser alcançadas com sabedoria, serenidade, confiança e generosidade. Sem perder a ternura", destacou Winter ao apresentar Ailton Krenak.

http://amazoniareal.com.br/ailton-krenak-e-homenageado-no-cineamazonia/

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.