VOLTAR

Águas do canal da Lagoa de Araruama têm mancha escura

O Globo, Rio, p.15
14 de Jul de 2005

Águas do canal da Lagoa de Araruama têm mancha escura

Paulo Roberto Araújo

Mistério na Lagoa de Araruama, na Região dos Lagos. As águas do Canal Itajuru, que liga o mar à lagoa, há dias ficaram escuras, com tons de marrom e vermelho. O problema será o terma principal de um seminário que reunirá hoje, em Cabo Frio, especialistas da Uerj, do CNPQ, da UFF, da Faculdade de Biologia Marinha Maria Tereza e ambientalistas.
Promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Pesca de Cabo Frio, o seminário vai abrir o debate público sobre o licenciamento e impactos ambientais provocados pela dragagem que está sendo feita no Canal Itajuru, que liga o mar à Lagoa de Araruama.
Ambientalista acha que lençol freático foi atingido
Há suspeitas de que a maré vermelha tenha sido provocada pelas obras de dragagem do canal, que são necessárias para melhorar a oxigenação da Lagoa de Araruama, a maior laguna hipersalina do mundo.
- O encontro tem como objetivo levantar informações técnicas a respeito do tema, envolvendo órgãos ambientais licenciadores, especialistas, ambientalistas e a população em geral - explicou o secretário de Meio Ambiente de Cabo Frio, Juarez Marques Lopes.
O ambientalista Ernesto Galiotto, que sobrevoou o local quatro vezes nos últimos 25 dias, disse que o problema é grave. A mancha, marrom e vermelha, segundo ele, está concentrada no Canal Itajuru e não chega ao mar.
- A cada dia a situação piora. Suspeito que as dragas tenham perfurado o lençol freático atingindo o local onde está concentrada a água ferruginosa, na cor marrom - disse o ambientalista.

O Globo, 14/07/2005, Rio, p. 15

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.