VOLTAR

Água, riqueza e ruína ambiental

O Globo, p. 2
05 de Jun de 2009

Água, riqueza e ruína ambiental

A lista dos problemas ambientais do planeta é grande e não para de crescer. O aquecimento global, a destruição das florestas e a crise dos alimentos são temas frequentes no noticiário. E não poderia ser diferente já que as ações do homem podem determinar o futuro do mundo.
Mas qual desses temas a equipe da editoria de Ciência deveria aprofundar no caderno especial publicado hoje, Dia Mundial do Meio Ambiente?
- Existe uma questão que, além de estar relacionada a todos esses problemas, é essencial para cada um dos mais de 6 bilhões de habitantes da Terra: a água - explica a editora de Ciência, Ana Lucia Azevedo. - O tema parece óbvio, mas, até hoje, não mereceu a devida atenção de autoridades e da população em geral. As pessoas acham que água brota de cano, pouca gente já adota uma postura responsável em relação ao seu uso. E ela é um elemento-chave do clima, da produção de alimentos, do aquecimento global. É preciso mudar o uso da água, antes que o mundo atravesse uma séria crise de escassez.
O caderno especial de oito páginas revela como a água se tornou uma verdadeira emergência ambiental. Relaciona os principais usos e desperdícios do recurso e como essas escolhas fazem a diferença entre a riqueza e a ruína ambiental. Fala ainda das doenças e problemas sociais causados pela falta de água e saneamento básico em boa parte do mundo em desenvolvimento e lista as várias ações que todo cidadão pode adotar para ajudar a preservar esse recurso tão caro ao planeta.
A equipe que transformou informações áridas num material atraente para o leitor é veterana no tema. Caso da própria Ana Lucia, que tem mestrado em Planejamento Ambiental, do editor de Arte, Leo Tavejnhansky, que há anos se dedica a desenvolver para o jornal os materiais especiais sobre meio ambiente, e do repórter-fotográfico Custódio Coimbra, um especialista na cobertura ambiental. A reportagem ficou a cargo de Carlos Albuquerque, que assina a coluna 1/2 Ambiente, e do repórter Rogério Daflon, da Editoria Rio. O caderno apresenta infográficos especialmente desenvolvidos pelos editores assistentes da Arte Fernando Alvarus e Alessandro Alvim.

O Globo, 05/06/2009, p. 2

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.