VOLTAR

Água poluída: o maior problema ambiental

O Globo, Ciência e Vida, p. 44
21 de Dez de 2006

Água poluída: o maior problema ambiental
Pesquisa mostra que brasileiros acham que governo não se importa com meio ambiente

Carolina Erigido

Uma pesquisa feita pelo Ibope a pedido da ONG ambientalista WWF mostra que a população brasileira considera a poluição da água o principal problema ambiental do país. Dos entrevistados, 52% apontaram essa questão como a mais preocupante, e 90% disseram acreditar que, no futuro, o abastecimento de água no Brasil poderá ficar comprometido. Um dos principais fatores para agravar a situação seria o desperdício.

A maioria dos brasileiros, 78%, é favorável ã cobrança de uma taxa especial para quem polui ou desperdiça água. Para 60% dos entrevistados, essa medida serviria para mudar os hábitos da população em relação ao uso da água.

Para a pesquisa, foram ouvidas, por telefone, 1.001 pessoas em 207 municípios de todas as regiões do país, nos dias 1 e 2 de dezembro.

Apesar de recomendar a redução no consumo, boa parte dos entrevistados disse que já controla o uso do recurso natural para evitar desperdícios: 43% gastam em média até cinco minutos para tomar banho e 91% costumam fechar a torneira enquanto escovam os dentes. Mesmo assim, 55% das pessoas afirmaram que o consumo de água em casa poderia ser menor.

Desmatamento está entre as principais preocupações
A pesquisa também revela que 55% dos brasileiros consideram que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva dá pouca ou nenhuma importância ao tema da água e ao meio ambiente de modo geral.

Outros problemas ambientais foram apontados pelos entrevistados. Em segundo lugar no grau de importância aparece o desmatamento, com 49% das opiniões, o lixo, com 8%, a perda da biodiversidade, com 3% e as mudanças do clima, com 2%.

O Globo, 21/12/2006, Ciência e Vida, p. 44

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.