VOLTAR

Água da torneira de SP é potável, diz Sabesp

OESP, Vida, p. A18
26 de Ago de 2008

Água da torneira de SP é potável, diz Sabesp

Herton Escobar

A água que chega às torneiras da região metropolitana de São Paulo é 100% potável, segundo informações da Sabesp. Ou seja: pode ser consumida diretamente, desde que os encanamentos internos de casas e prédios também sejam mantidos limpos.

"Com alguns cuidados mínimos, não há problema", diz o diretor metropolitano da Sabesp, Paulo Massato. O principal ponto de contaminação, segundo ele, são justamente os filtros domésticos, que quando não são limpos regularmente favorecem a proliferação de microrganismos. "Quem quiser usar pode usar, mas não esqueça da manutenção."

A cidade de São Paulo recebe água de três grandes sistemas: o Sistema Produtor de Água Cantareira, o Guarapiranga, que abastece 3,8 milhões de pessoas residentes na zona sudoeste da capital paulista, e Alto Tietê, formado pelos reservatórios Ponte Nova, Paraitinga, Biritiba Mirim, Jundiaí e Taiaçupeba, interligados por meio de túneis e canais para aumentar a captação.

A água mais limpa é a do Cantareira. A mais poluída é a do Guarapiranga, que precisa de um tratamento mais pesado e, por isso, pode chegar à torneira com um cheiro mais forte de cloro.

Neste site é possível saber de onde vem a água da sua casa: www.mananciais.org.br/site/mergulhe_nessa/de_onde_vem_a_agua

OESP, 26/08/2008, Vida, p. A18

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.