VOLTAR

AGU reforça compromisso com meio ambiente em encontro com organizações da sociedade civil

AGU - https://www.gov.br/agu/pt-br/comunicacao/noticias/agu-reforca-compromisso-com-meio-ambiente-em
28 de Fev de 2023

AGU reforça compromisso com meio ambiente em encontro com organizações da sociedade civil
Dirigentes da instituição e representantes das entidades discutiram estratégias jurídicas conjuntas

Publicado em 28/02/2023 18h52

Representantes e assessores jurídicos de diversas entidades ambientais foram recebidos nesta terça-feira (28), na Advocacia-Geral da União (AGU), para uma primeira reunião com dirigentes da instituição para discutir as principais prioridades no âmbito jurídico da pauta ambiental.

O Advogado-Geral da União, Jorge Messias, que participou brevemente do encontro, reforçou o compromisso da AGU com a área. "Todos vocês sabem que a agenda continua sendo desafiadora. Não é fácil. Nós temos desafios enormes. O processo de desmonte foi profundo e a recuperação é difícil, o que demanda tempo, para além de recursos e vontade política, para que a gente possa ter uma resposta efetiva. Mas eu gostaria de reforçar o nosso empenho e compromisso de que não vamos medir esforços para que tenhamos de fato êxito", destacou.

A procuradora nacional da União de Defesa do Clima e do Meio Ambiente, Mariana Barbosa Cirne, fez um relato das medidas que já foram adotadas pela AGU nos últimos dois meses. "A proposta da procuradoria nova é uma ideia de fazer a transversalidade valer de verdade dentro dos jurídicos do governo federal. Nós já estamos com algumas pautas e eu estou muito contente de a gente conseguir finalmente escutá-los, afinal de contas foram quatro anos de destruição plena que todos nós sofremos", disse.

Já a procuradora-geral Federal, Adriana Maia Venturini, destacou que a AGU está empenhada "em reconstruir uma série de pautas que foram literalmente devastadas. A PGF representa e assessora todas as autarquias e fundações federais. Então a gente tem três grandes braços: consultoria, contencioso e o de cobrança, no qual estamos com um trabalho bem intenso para tentar rever as atrocidades que foram feitas pelos órgãos jurídicos do Ibama em relação a questão das cobranças das multas. A gente está consciente do tamanho do problema".

Os dirigentes da AGU e os advogados das entidades aproveitaram o encontro para discutir estratégias processuais nas questões mais críticas envolvendo o Direito Ambiental, especialmente com relação a ações em tramitação no Supremo Tribunal Federal.

"Fizemos uma lista do que nos pareceu haver necessidade mais urgente de mudança de posicionamento da AGU nas várias ações judiciais sobre o tema", afirmou Suely Araújo, especialista sênior em políticas públicas do Observatório do Clima e ex-presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A diretora de políticas públicas da Fundação SOS Mata Atlântica, Malu Ribeiro, elogiou a iniciativa do encontro e disse que as entidades precisarão contar bastante com a Advocacia-Geral da União. "Hoje o nosso sentimento é de muito trabalho e predisposição para essas parcerias porque a gente tem que reconstruir tudo o que a gente viu ser destruído nos últimos quatro anos", disse.

De acordo com o consultor jurídico do Instituto Socioambiental (ISA), a AGU está fazendo jus à pauta climática e do meio ambiente do país. "Gostaria de compartilhar a nossa alegria de ver a AGU restabelecida não só na defesa da democracia, mas agora, especialmente, na pauta socioambiental, que é sem dúvidas a pauta número 1 - ao lado de outras pautas como a própria democracia", ressaltou.

"É um alento estar aqui ouvindo o discurso de vocês. Ver a AGU envolvida na defesa aguerrida dos direitos fundamentais é uma alegria muito grande", acrescentou Erika Bechara, assessora jurídica da Fundação SOS Mata Atlântica.

Participaram ainda do encontro o diretor do departamento de Controle Concentrado da Secretaria-Geral de Contencioso, Carlos Nestor Lima Passos da Silva Junior, e outros membros da AGU, além de representantes do Greenpeace, do WWF Brasil e da organização Conectas Direitos Humanos.

https://www.gov.br/agu/pt-br/comunicacao/noticias/agu-reforca-compromis…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.