VOLTAR

AGU mantém a Resex Canavieiras

Ibama - www.ibama.gov.br
25 de Jan de 2010

A Advocacia-Geral da União - AGU, por meio da sua Procuradoria Federal Especializada junto ao Ibama - PFE/Ibama, conseguiu manter a validade do Decreto de 05 de julho de 2006, que criou a Reserva Extrativista (Resex) de Canavieiras, na Bahia, possibilitando às população locais e ao meio ambiente o usufruto de todos os benefícios decorrentes de sua criação.

A criação da Resex foi questionada por Ação Ordinária ajuizada na Seção Judiciária do Distrito Federal. Os autores da ação, cadastrada sob o número 2008.34.00.038058-4 (Agravo de Instrumento n 2009.01.00.067680-4), alegaram a existência de irregularidades no seu processo de criação, fato que ensejaria a suspensão dos efeitos do respectivo Decreto.

Contudo, a PFE/Ibama demonstrou que o processo de criação da Resex Canavieiras foi realizado conforme as diretrizes estabelecidas na Lei n 9.985/2000 - Lei do SNUC e no Decreto n 4.340/2002. A Desembargadora Federal, Dra. Selene Maria de Almeida, entendeu que, de fato, não subsistiu verossimilhança nas alegações dos autores ou possibilidade de grave dano ou de difícil reparação que justificasse o deferimento da liminar e a suspensão do Decreto.

Como resultado da atuação da PFE/Ibama, o Decreto permanece em vigor, protegendo os meios de vida e a cultura da população extrativista residente na Reserva e assegurando o uso sustentável dos recursos naturais da unidade.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.