VOLTAR

Agronegócio comemora sob protestos

O Globo, O País, p. 5
31 de Mai de 2011

Agronegócio comemora sob protestos
Produtores elogiam Código e dizem que texto será aprovado no Senado

Marcelle Ribeiro

SÃO PAULO. Enquanto integrantes do Greenpeace protestavam ontem contra a aprovação do Código Florestal em frente a um hotel de São Paulo, representantes do setor de agronegócio comemoravam a votação do projeto na Câmara dos Deputados e se mostravam otimistas em relação à votação da matéria no Senado, em evento realizado dentro do mesmo edifício. Para eles, o Senado vai manter o que foi votado na Câmara, e a presidente Dilma Rousseff não vetará a proposta.
O XXI Fórum da Associação Brasileira de Agronegócio (Abag) reuniu cerca de 160 produtores agrícolas, que elogiaram o relator do projeto, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP). Ele cancelou sua participação no encontro na última hora.
- Temos certeza que o Código vai ser aprovado sim (no Senado). Pode ser que tenha alguns ajustes. Tem que ser aprovado, porque não podemos continuar com essa situação de insegurança jurídica - disse o presidente da Abag, Carlo Lovatelli. - O Código pode não ser a melhor peça para gregos e troianos, mas é a que vamos seguir. Depois, pouco a pouco, à medida que as coisas forem andando, vamos resolver caso a caso.
Segundo Lovatelli, que se disse satisfeito com o texto, não seria "politicamente conveniente" Dilma vetar o projeto.
Para o superintendente do Instituto para o Agronegócio Responsável (Ares), Ocimar Villela, o texto de Aldo é bom porque equilibrou o interesses ambientais com os de pequenos, grandes e médios proprietários e com a questão econômica.
- A emenda vai complicar um pouco. Se ele (o projeto) chegasse sem a emenda, seria mais fácil - disse Villela, em referência à emenda 164, que permite a manutenção de áreas de agropecuária em locais destinados à preservação.

O Globo, 31/05/2011, O País, p. 5

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.