Ciclo Vivo - https://ciclovivo.com.br/
03 de Out de 2024
Uma instalação itinerante que apresenta a interconexão entre tradição e inovação na produção de alimentos. Assim é a exposição "Raízes da Gastronomia", que ocupa a Biblioteca Thales Castanho de Andrade, na Freguesia do Ó, bairro da zona norte de São Paulo, até o dia 31 de outubro.
A mostra ressalta os aspectos históricos e culturais das comunidades indígenas e sua relação com as mais modernas técnicas de agricultura regenerativa, consideradas fundamentais para enfrentar a crise climática. Confira abaixo alguns destaques que podem ser conferidos na exposição:
A produção de café em fazendas sustentáveis de Minas Gerais visa conscientizar e expandir o conhecimento sobre o tema por meio de uma seleção cuidadosa de imagens, documentário e artefatos que ilustram a jornada do café, desde o cultivo até a mesa.
A comunidade Tuyuka, localizada no Amazonas, também é protagonista devido à sua importância na cidade de São Gabriel da Cachoeira, fornecendo alimentos para escolas locais e atendendo parte da população.
Ganha destaque ainda a Guima Café, uma empresa situada em Varjão de Minas, na região do Cerrado Mineiro, por suas práticas de agricultura regenerativa certificadas pela Regenagri, instituição britânica de cafeicultura regenerativa.
"A ideia inicial do Raízes da Gastronomia tinha como foco a gastronomia brasileira", comenta Fabiano Moreira, idealizador do projeto. "Ao apresentar a mostra ao mercado patrocinador (Lei Rouanet), percebemos o potencial em direcionar nossa pesquisa para a gastronomia indígena e descobrimos a agricultura regenerativa. A partir daí, surgiu a ideia de conectar o passado ancestral do cultivo indígena às modernas práticas de regeneração do solo."
Exposição Itinerante
A instalação, que está dividida em três corredores temáticos - Passado Ancestral, Amazônia, Cerrado - mostra como as práticas agrícolas indígenas mantém a floresta em pé. O público conhecerá o cultivo de uma variedade de alimentos, como mandioca, banana, abacaxi, cupuaçu, açaí, cará e maracujá do mato pela comunidade Tuyuka. Além disso, poderá se encantar com a produção de café da fazenda Guima, que integra mata nativa em seu espaço e possui bolsões para armazenagem e distribuição de água. Toda a exposição foi cuidadosamente elaborada para demonstrar que a combinação de agricultura e floresta pode criar um ecossistema saudável e produtivo.
"O lugar, a receptividade dos indígenas, o modo de vida e, principalmente, a força deles, que certamente vem da alimentação, me impressionaram", relata Fabiano Moreira sobre a sua experiência na comunidade Tuyuka. "O que mais me marcou foi o sabor dos alimentos. Tive o privilégio de experimentar o biju, feito com a farinha de mandioca que eles produzem, a paca cozida com molho de pimenta e cebolinha, o suco de açaí puro, entre outras delícias típicas da Amazônia."
A exposição "Raízes da Gastronomia" já passou pela cidade de Piracicaba, no interior de São Paulo e também pelo município de Costa Rica no Mato Grosso do Sul.
Raízes da Gastronomia em São Paulo/SP
Onde: Biblioteca Thales Castanho de Andrade
Rua: Dr. Artur Fajardo, 447, Freguesia do Ó - São Paulo, SP
Visitação: Até 31/10/2024
De segunda a sexta-feira das 09h às 17h
Sábados: 10h às 14h
Mais informações: Whatsapp: 11 3998-9494
Entrada: Gratuito
Instagram: @raízes.gastronomia.br
https://ciclovivo.com.br/fique-ligado/eventos/agricultura-regenerativa-…
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.