VOLTAR

Agricultura indígena preserva Amazônia

O Globo, Rio de Janeiro - RJ
Autor: William K. Stevens
07 de Abr de 1990

Há milhares de anos os índios que habitam a Amazônia praticam sofisticadas técnicas de agricultura que permitem explorar a floresta sem destrui-la. Só agora os antropólogos americanos perceberam que essas técnicas, aparentemente rudimentares, permanecem em uso até hoje, com resultados bem melhores do que os alcançados na região por colonos que optam por formas mais modernas de cultivo. Pois o tema da reunião anual da Associação Americana pelo Avanço da Ciência de 1990 foi justamente as milenares formas indígenas de cultivar a floresta.

A notícia trata também do Projeto Jari, na Amazônia, que agora, além da exploração econômica, ressurge como pólo de pesquisas silviculturais e como primeira reserva genética da região, implantada há seis anos pelo Centro Nacional de Recursos Genéticos e Biotecnologia da Embrapa.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.