VOLTAR

Agricultura familiar perde espaço no campo brasileiro em dez anos

OESP, Economia, p. B16
26 de Out de 2019

Agricultura familiar perde espaço no campo brasileiro em dez anos
Segundo o IBGE, o número de estabelecimentos dedicados à atividade diminuiu 9,5%; houve queda também no total de pessoal ocupado nessas fazendas, de 17,6%

Vinicius Neder, O Estado de S.Paulo
25 de outubro de 2019 | 10h03

RIO - A agricultura familiar perdeu espaço no campo brasileiro em uma década, mostram dados do Censo Agropecuário 2017 divulgados nesta sexta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De 2006 a 2017, o número de estabelecimentos agropecuários classificados como agricultura familiar encolheu em 9,5%, embora a área ocupada por esse tipo de arranjo tenha se mantido praticamente inalterada, com queda de 0,5% na comparação de 2017 ante 2006.

Em 2017, o Censo Agropecuário classificou 3,897 milhões de estabelecimentos agropecuários como agricultura familiar, conforme as regras da legislação que trata do tema. Esses estabelecimentos são 76,8% dos 5 milhões de unidades contados pelo Censo.

Em 2006, usando as mesmas regras de classificação, eram 4,305 milhões de estabelecimentos considerados como agricultura familiar, ou 83,2% do total. A área utilizada por essas fazendas passou de 81,269 milhões em 2006 de hectares para 80,891 milhões de hectares em 2017, equivalente a 23% da área total dedicada à agropecuária no País.

Para ser classificado como agricultura familiar, o estabelecimento agropecuário deve ter até, no máximo, quatro módulos fiscais de área (a medida varia conforme o município). Além disso, no mínimo, a metade da força de trabalho deve ser de membros da família e pelo menos a metade da renda da família deve vir de atividades econômicas da fazenda em questão.

A maioria dos estabelecimentos de agricultura familiar (81%) é de propriedade das próprias famílias. O tamanho médio das fazendas pertencente às famílias era de 22,6 hectares em 2017. Além disso, o uso mais frequente da terra dos estabelecimentos de agricultura familiar são as pastagens (48% da área total dedicada à agricultura familiar).

Trabalho no campo
Além do número de estabelecimentos, houve queda entre 2006 e 2017 no total do pessoal ocupado nessas fazendas. Em 2006, eram 12,282 milhões de pessoas - incluindo as próprias famílias que trabalham no campo. Onze anos depois, o contingente passou para 10,116 milhões, queda de 17,6%.

A agricultura familiar ainda é a principal empregadora no campo, que tinha uma força de trabalho total de 15,1 milhões de trabalhadores em 2017. A redução da força de trabalho na agricultura familiar puxou a redução de 8,8% do pessoal total ocupado na agropecuária.

Segundo Antonio Carlos Florido, coordenador técnico do Censo Agropecuário, o desinteresse das novas gerações em seguir o trabalho iniciado pelos pais no campo pode ser uma das explicações para a perda de espaço da agricultura familiar. Como um dos critérios para classificar o estabelecimento assim é justamente ter pelo menos a metade da força de trabalho oriunda da família, se menos familiares passam a trabalhar na fazenda, ela pode deixar de ser da agricultura familiar.

A necessidade de buscar renda fora da fazenda também pode estar por trás da perda de espaço. Se a atividade da fazenda familiar não dá conta de suprir a subsistência e a renda da família, e algum de seus membros é obrigado a buscar outros trabalhos para ampliar o rendimento, o estabelecimento pode deixar de ser de agricultura familiar - já que para ser classificada como tal, a fazenda deve responder por pelo menos a metade da renda da família.

"Pela área, a agricultura familiar seria maior. O critério da mão de obra (pelo menos metade da força de trabalho oriunda da família) pode estar tendo influência", afirmou Florido, completando que também cresceu a busca por renda fora dos estabelecimentos agropecuários.

Censo agropecuário
Dados preliminares do Censo Agropecuário 2017 foram divulgados pelo IBGE em julho do ano passado. Nesta sexta, o IBGE divulgou os dados definitivos, com as informações inéditas sobre agricultura familiar.

Conforme o Censo, o Brasil tem um total de 5.175.636 estabelecimentos agropecuários (unidade econômica de produção agropecuária sob administração única, incluindo produtores sem área, como extrativistas ou apicultores, e produtores que exploram terras de outros proprietários) ocupando 333.680.037 hectares, 41% do território nacional.

O IBGE também informou pela primeira vez que o valor total da produção agropecuária somou R$ 465 bilhões no período de um ano pesquisado no Censo de 2017. Esses dados mostram a força da agricultura familiar em cada Estado. Em Santa Catarina, 50,68% do valor de produção da agropecuária estavam na agricultura familiar.

OESP, 26/10/2019, Economia, p. B16

https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,agricultura-familiar-per…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.