VOLTAR

" A agricultura depende das chuvas alimentadas pelo Cerrado"

Época - http://epoca.globo.com
Autor: Alexandre Mansur
13 de Abr de 2016

Segundo pesquisadora americana, usar terras já desmatadas e abandonadas é uma opção para evitar nova devastação da vegetação nativa

A pesquisadora americana Stephanie Spera, da Brown University, publicou um estudo recente mostrando o impacto da devastação do Cerrado para o ciclo de chuvas e, inclusive, alimenta a própria agricultura. A pesquisa foi feita na região de expansão agrícola atual nos estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, chamada de Matopiba. Em entrevista a Época, Spera explica a importância da preservação desse ecossitema para o Brasil.

ÉPOCA: Por que os brasileiros devem se preocupar com o desmatamento do Cerrado?
Stephanie Spera: Os brasileiros - e todos os outros - devem se preocupar com o desmatamento do Cerrado por três razões. Primeiro, a agricultura no Cerrado depende da água das chuvas alimentadas pela vegetação nativa. Nós mostramos que a agricultura produz umidade por transpiração e evaporação de uma forma diferente que o Cerrado natural. E isso pode afetar a precipitação, o que é ruim para toda a agricultura que depende das chuvas na região. Segundo, por causa da vegetação do Cerrado nativo. Terceiro, por causa da vegetação da Amazônia. Outros estudos têm mostrado que manter o que restou do Cerrado intacto é essencial para preservar a Amazônia.

>> O combate ao desmatamento precisa se centrar no Cerrado

ÉPOCA: O público em geral apoia iniciativas para reduzir o desmatamento na Floresta Amazônica e na Mata Atlântica. Por que o Cerrado não recebe a mesma atenção?
Spera: O Cerrado concentra a maior parte da agricultura e sua saúde é importante por isso. A Amazônia é extremamente importante quando falamos de estoque de carbono e aquecimento global. E a Mata Atlântica foi quase totalmente devastada, por isso os cuidados com ela fazem sentido. Mas não sei por que o Cerrado recebe menos atenção. É um hotspot de biodiversidade.

ÉPOCA: A comunidade internacional acompanha de perto o índice de desmatamento na Amazônia. Deveriam fazer o mesmo com o Cerrado?
Spera: Para começar, já é importante que a comunidade global fique ciente que o bioma do Cerrado existe. Poucas pessoas sabem disso. Depois, é importante saber que o Cerrado é uma região dinâmica. E que há provavelmente consequências ambientais da expansão da agricultura.

>> Por que o meio ambiente ficou de fora do plano para agricultura do Cerrado?

ÉPOCA: O índice de desmatamento da Amazônia virou o principal indicador de sucesso da política ambiental do Brasil. Deveríamos começar a considerar também o índice de desmatamento do Cerrado?
Spera: Sei que a Universidade Federal de Goiás monitora o desmatamento do Cerrado pelo projeto SIAD. Então, esse monitoramento existe. Não tenho certeza que a informação é usada para política pública. Acho que o governo federal estabeleceu metas para desacelerar o desmatamento do Cerrado, mas menos do que na Amazônia.

>> O drama das florestas invisíveis do Brasil

ÉPOCA: O Cerrado está sendo desmatado para dar lugar à agricultura. Uma agricultura que é uma das principais fontes de retorno econômico para o Brasil. É possível salvar o Cerrado sem sacrificar o setor agrícola?
Spera: Boa parte do Cerrado foi desmatado e uma boa porçao dessa terra já limpa está parada na forma de pasto degradado. Vários estudos mostraram que passar a agricultura para terras já desmatadas e não usadas ou aumentar a concentração de gado na mesma área poderia permitir a preservação do Cerrado sem sacrificar o desenvolvimento da agricultura. Também é possível intensificar a área já cultivada ou passar para sistemas integrados de cultivo e pastagens.

ÉPOCA: O Cerrado é uma paisagem popularmente vista como menos valiosa do que as florestas tropicais. Essa avaliação procede?
Spera: É bastante difícil valorar economicamente um ecossistema natural. Há menos carbono no Cerrado do que na vizinha Floresta Amazônica. Mas o Cerrado é um hotspot de biodiversidade com mais de 4 mil plantas endêmicas. E a vegetação natural do Cerrado recicla água para a atmosfera que é essencial para a sustentabilidade da Amazônia.

ÉPOCA: Qual seriam os melhores argumentos para justificar esforços de conservação do Cerrado?
Spera: Baseado no trabalho que fizemos, parece que manter o Cerrado natural intacto ajuda na reciclagem de água. Isso é fundamental para garantir a estação chuvosa que os agricultores precisam.

ÉPOCA: Por que você escolheu pesquisar o Cerrado?
Spera: É lugar lindo e fascinante. E também é importante quando pensamos na segurança alimentar, na sustentabiidade ambiental e no desenvolvimento. Mais pessoas deveriam conhecer a dinâmica dessa região.

http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/blog-do-planeta/noticia/2016/04/…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.