VOLTAR

Agricultores garantem que chegaram primeiro

Folha de Boa Vista-RR
17 de Set de 2001

Conforme denúncias dos agricultores da vicinal 29, os cerca de 70 índios que moram próximo a seus lotes chegaram na região no início da década de 90.
"Não tomamos nada de ninguém. Ocupamos a área porque não tínhamos onde morar", disse o agricultor Raimundo Alves de Araújo. Ele afirmou que os índios vieram para a vicinal trazidos pelo padre da igreja católica que atua na região.
Alves e os demais agricultores que participaram da reunião destacaram que não estão preocupados com indenização. "Não precisamos de indenização, necessitamos é da terra para trabalhar, para criar nossos filhos aqui", disse.
Apesar da disputa pela área, de acordo com os agricultores, não existe conflito entre índios e os moradores brancos.
PERFIL
A área pretendida pela Funai na vicinal 29 é ocupada por 32 agricultores que moram no local e tiram da agricultura o sustento de suas famílias. João Sebastião Neto é um deles.
Na vicinal desde 1985, é da plantação de arroz, milho, banana e outros produtos que vende na sede do município, que tira o sustento da família. "Se tiver que sair daqui não tenho para onde ir ", declarou.
Necy Francisca de Souza destacou que há 16 anos está no local e nunca teve problema com os índios. "Alguns até jogam bola com os meninos", disse, ao destacar que também não tem para onde ir se tiver que deixar o lote.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.