VOLTAR

Agentes de saúde indígena participam de treinamento

Folha de Boa Vista-Boa Vista-RR
18 de Fev de 2003

Cerca de 20 agentes de saúde estão participando, desde ontem, no auditório do Hotel Uiramutã, do curso de capacitação pedagógica para técnicos que ensinam e supervisionam as atividades dos agentes indígenas de saúde dos Distritos Sanitários do Leste (Uiramutã, Normandia, Raposa Serra do Sol) e o Distrito Yanomami. O treinamento termina no próximo dia 21, sexta-feira, totalizando 40 horas/aula.
O objetivo é solidificar o processo de capacitação e formação dos agentes indígenas de saúde que atuam diretamente nas ações de atenção básica fornecidas às comunidades indígenas. Os profissionais que estão do treinamento são da Urihi, da Meva (Missão Evangélica), da Diocese Roraima, da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e do Conselho Indígena de Roraima (CIR).
Durante o processo de capacitação, os participantes procurarão identificar os problemas de desempenho dos agentes indígenas de saúde, analisando as causas e determinantes, principalmente as de natureza pedagógica, que influem diretamente na execução das atividades.
Está prevista para o treinamento a discussão do processo ensino-aprendizagem dos agentes, destacando as inferências culturais e os esquemas de assimilação do processo de aprendizagem dos agentes. E ainda a análise da organização curricular favorecendo a integração ensino-serviço-cumunidade, enfocando a integração teoria e prática. Outro tópico a ser abordado irá vivenciar a prática pedagógica problematizadora.
O curso está sendo ministrado por instrutoras da Escola Técnica de Saúde Isabel Ferreira, do Rio de Janeiro (RJ), e da Escola de Saúde Pública da Secretaria de Saúde de Cuiabá (MT).

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.