VOLTAR

Agentes comunitários são capacitados sobre saúde dos indígenas

Governo do Piauí- http://www.piaui.pi.gov.br
Autor: Samara Augusta
29 de Jun de 2016

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) promove, de 27 de junho a 01 de julho, capacitação de agentes comunitários de saúde dos municípios dos territórios Guaribas e Cocais sobre a saúde dos povos indígenas.

Estão sendo explanados na oficina temas como o panorama atual das questões de atenção à saúde, proteção e promoção de direitos dos índios. Questões como quem são esses povos, onde vivem e quais problemas enfrentam no acesso à saúde pública serão apresentadas e discutidas com os agentes.

"O perfil epidemiológico também será apresentado aos participantes, de forma que eles possam entender quais doenças incidem de maneira mais frequente nos índios, por qual motivo isso acontece e como devem abordar o índio para construir uma comunicação eficaz que permitirá uma empatia entre os agentes e o paciente indígena", explica Epifânio Ferreira, coordenador de Equidade da Secretaria da Saúde.

As leis e normas que regem o atendimento feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS) aos indígenas é outro tema a ser informado aos agentes. São marcos jurídicos nas leis nacionais, estaduais e municipais no âmbito do subsistema de atenção à saúde indígena.

A visão dos indígenas piauienses que compartilham territórios urbanos e rurais é colocada em discussão, durante a oficina, pelos próprios índios convidados a participarem das rodas de conversa e exposições dialogadas sempre seguidas de perguntas e debates com a palavra aberta a todos os participantes.

A oficina faz parte da segunda etapa do projeto "No Piauí tem índio, sim", formulado pela Secretaria da Saúde, que cria a Distrito Sanitarista Especial do Índio do Piauí (DSEIPI).

http://www.piaui.pi.gov.br/noticias/index/id/26393

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.