VOLTAR

Agência do Rurap em Oiapoque recebe equipamentos para atender Agricultura Familiar Indígena

Agência Amapá de Notícias - http://www.agenciaamapa.com.br/
Autor: Raul Gemaque
14 de Mai de 2012

A Agência do Instituto do Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap) em Oiapoque recebeu uma caminhonete, reboque, voadeira, entre outros equipamentos, vão ajudar bastante os técnicos do Rurap e os indígenas, que terão assistência de qualidade caminhonete 4x4, uma voadeira, um motor de 40HP e um reboque para auxiliar no deslocamento dos técnicos e no fortalecimento da assistência técnica e extensão rural indígena no município.

O recurso para a aquisição dos equipamentos é oriundo de emenda parlamentar no valor de R$ 300 mil, de autoria da deputada federal Dalva Figueiredo, junto ao programa de Assistência Técnica e Extensão Rural Indígena do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Caixa Econômica Federal e com contrapartida do Governo do Estado do Amapá.

A entrega ocorreu na aldeia do Manga, localizada no município de Oiapoque, e contou com a Entrega da chave da caminhonete ao técnico do Rurap Oiapoque, Santa Rosaparticipação de várias autoridades locais, secretários de governo e indígenas.

Para o cacique da aldeia do Manga, Luciano dos Santos Karipuna, esse investimento é de extrema importância e vai ajudar muito os técnicos do Rurap e os indígenas que terão assistência rural de qualidade.

"Quem abastece as feiras do município de Oiapoque somos nós indígenas, nada mais justo melhorar o atendimento aos nossos agricultores da extensão rural", ressaltou o cacique Luciano.

Segundo o diretor-presidente do Rurap, Max Ataliba, a aquisição desses equipamentos só foi possível com a ajuda de parceiros como a deputada Dalva Figueiredo, que alocou emenda de R$ 300 mil, e o governador Camilo Capiberibe, que garantiu a contrapartida tornando possível a adesão dos equipamentos.

"Com essa adesão o escritório do Rurap em Oiapoque é o mais equipado do Estado e vai atender a extensão rural da comunidade e principalmente a área indígena. E por isso a responsabilidade da equipe local aumenta ainda mais para dar um atendimento de qualidade aos agricultores do município", ponderou Max Ataliba.

Além dos equipamentos entregues na cerimônia, o Instituto ainda articula a compra de mais uma caminhonete 4x4, um veículo utilitário, uma moto, uma voadeira e um motor de 40HP para atender o município de Oiapoque.

Participaram do evento o cacique Luciano dos Santos; o presidente do Conselho dos Caciques de Oiapoque, Paulo Silva; Ana Delia, representando a deputada Dalva Figueiredo; os vereadores Elton Aniká e Gilberto Yaparrá; o coordenador da Funai em Oiapoque, Gregório Lode; o secretário de Desenvolvimento Rural, Paulo Nunes, que nesse ato representou o governador Camilo Capiberibe; o diretor-presidente do Rurap, Max Ataliba; e o prefeito de Oiapoque, Aguinaldo Rocha.

Na viagem a Oiapoque o diretor-presidente do Rurap reuniu com o prefeito e secretários do município para tratar do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que a Secretaria Municipal de Educação está com dificuldade em executar por não saber adquirir esses alimentos junto aos agricultores locais.

Na ocasião, Max Ataliba e o prefeito Aguinaldo Rocha firmaram parceria para tratar do PNAE, onde o Instituto ficará responsável por listar os agricultores capacitados e emitir as notas fiscais dos produtos vendidos. Além de deixar os técnicos locais para prestar qualquer tipo de assistência técnica à equipe da prefeitura.

http://www.agenciaamapa.com.br/noticia/29337/

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.