VOLTAR

Acusados por casos de estupro de crianças indígenas são presos no interior do AM

G1 https://g1.globo.com
08 de Set de 2018

Dois homens, de 19 e 34 anos, procurados por casos distintos de estupro de vulnerável que têm como vítimas duas indígenas da tribo Ticuna, foram presos na última quinta-feira (6), após a Polícia Civil deflagrar ação no município de Tabatinga, distante 1.108 quilômetro de Manaus. A operação foi comandada pela delegada Mary Anne Trovão, titular da Delegacia Especializada de Polícia (DEP) de Tabatinga

De acordo com a autoridade policial, os crimes foram denunciados por representantes da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).

O jovem de 19, foi preso pelas equipes da Polícia Civil no bairro Redenção da comunidade indígena Belém dos Solimões, zona rural daquele município. O jovem, segundo a delegada, está envolvido em um estupro coletivo ocorrido em 2017, no mesmo lugar. A vítima, na época, tinha 11 anos. O mandado de prisão preventiva em nome do rapaz foi expedido em abril deste ano, pela juíza Danielle Monteiro Fernandes Augusto, da Comarca de Tabatinga.

"O crime foi cometido por quatro indivíduos, incluindo Gelson. Ao longo das diligências obtivemos informações de que um infrator envolvido no caso possivelmente cometeu suicídio. Estamos tentando confirmar isso. Dois ainda continuam foragidos e estão sendo procurados pela polícia", disse Mary Anne.

Em Novo Cruzador, uma outra comunidade indígena, com distância de uma hora e meia de Tabatinga, os policiais civis prenderam, em uma área isolada de mata, o homem de 34 anos, denunciado por abusar sexualmente, desde 2011, da prima da esposa dele, uma adolescente que hoje tem 12 anos. O mandado de prisão preventiva por estupro de vulnerável, em nome do infrator, foi expedido em abril deste ano, pelo juiz Anderson Luiz Franco de Oliveira.

"Os estupros vinham acontecendo desde que a vítima tinha seis anos. Nós localizamos esse infrator em uma área de difícil acesso. Além de utilizarmos barcos, passamos mais de 40 minutos caminhando. Felizmente o sacrifício não foi em vão e nós o prendemos. Encerramos os trabalhos por volta das 16h", informou Trovão.

A ação da Polícia Civil

Mary Anne Trovão ressaltou que a ação, iniciada às 6h, contou com o reforço da equipe de investigação do gabinete do delegado-geral, Mariolino Brito, deslocada ao local para dar apoio operacional e logístico à Delegacia Interativa de Polícia (DIP) e DEP de Tabatinga durante a realização da sexta edição do Festival Internacional de Tribos do Alto Solimões (Festisol), de 6 a 9 de setembro.

Busca

Para concluir, a delegada ressaltou que ao término dos procedimentos cabíveis na DEP, os dois infratores foram conduzidos à Unidade Prisional de Tabatinga, onde irão permanecer à disposição da Justiça. Quem puder colaborar com informações sobre o paradeiro dos foragidos da Justiça do caso de estupro coletivo apresentado nesta matéria, entrar em contato pelo número 181, o disque-denúncia da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). "Asseguramos o sigilo da identidade dos informantes", garantiu.

https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2018/09/08/acusados-por-casos-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.