VOLTAR

Acusação de conflito de interesses acirra debate sobre transgênicos

O Globo, Ciência, p. 40
13 de Dez de 2007

Acusação de conflito de interesses acirra debate sobre transgênicos
Cientista diz que há representantes de empresas dentro da CTNBio

Evandro Éboli

A cientista Magda Zanoni, titular da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), fez duras críticas ao órgão que integra. Ela disse que, entre os conselheiros há vários representantes de empresas e que, por isso, há conflitos de interesses.

Temos representantes de empresas dentro da CTNBio.

São pesquisadores que têm conflito de interesses. Ao mesmo tempo que recebem dinheiro para suas pesquisas nos seus laboratórios, eles votam na comissão - acusou.
As declarações da cientista foram feitas num debate sobre soja transgênica, anteontem, na Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados.

Zanoni não citou os nomes dos pesquisadores nessa situação. Ela afirmou ainda que há vários problemas na CTNBio e disse que a comissão aprova a comercialização de alguns produtos e somente depois se pede o monitoramento da experiência de campo.

O presidente da CTNBio, Walter Colli, acusou a pesquisadora de antiética ao fazer críticas públicas à comissão e disse que a maior parte dos integrantes é de pesquisadores que trabalham em tempo integral em seus laboratórios. Colli disse ser normal que alguns desses cientistas sejam contratados como consultores.

- Se alguém quer saber se a borboleta voa, vai procurar alguém que entenda para tirar a dúvida. Quando isso acontece, o pesquisador não vota essa matéria porque há conflito de interesse - afirmou Colli.

O Globo, 13/12/2007, Ciência, p. 40

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.